Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2005 - 11h30

Fila para visitar corpo do papa é reaberta

EDSON PORTO
da BBC Brasil, em Roma

Os peregrinos que vieram a Roma voltaram a poder entrar na fila que se prepara para ver o corpo do papa João Paulo 2º, que está sendo velado na Basílica de São Pedro.

A fila havia sido fechada oficialmente às 23h da quarta-feira, mas a polícia voltou a permitir que novos fiéis esperassem para ver o papa depois que a grande aglomeração vista na última noite diminuiu.

De acordo com a polícia, é possível que a fila seja novamente fechada em algum momento da tarde desta quinta-feira, já que está previsto para as 22h o fechamento da Basílica, a fim de que sejam feitos os preparativos finais do funeral, que ocorre na sexta-feira pela manhã.

Algumas pessoas que já estão perto da Praça de São Pedro chegaram ao local na manhã desta quinta-feira e ficaram surpresas com a possibilidade de ainda passar pelo velório.

Surpresa

"Eu não sabia que eles iam reabrir a fila, cheguei às 9h e agora estou aqui", disse o empresário Marco Sireno. Quando falou com o repórter da BBC Brasil, ele estava na fila havia duas horas e se encontrava na entrada da praça, já relativamente próximo à porta da basílica.

A velocidade com que Sireno avançou contrasta com o fato de que algumas pessoas gastaram até 16 horas para conseguir ver o papa na quarta-feira.

O estudante Gabriel Neri também foi surpreendido pela reabertura da fila. Na noite de quarta-feira, ele havia desistido de ver o papa quando soube que o acesso havia sido fechado pela polícia.

Ele decidiu caminhar pela região apenas para ver como estava o movimento e descobriu que poderia entrar na fila.

"Agora vou ficar aqui e espero conseguir ver o papa", disse.

Visitantes demais

Na região próxima ao Vaticano, apesar do fechamento da fila, muitas pessoas acamparam a noite toda para poder fazer a visita.

Perto da basílica, atos como ir ao banheiro ou comprar um sanduíche se tornaram tarefas difíceis --apesar de a defesa civil ter espalhado banheiros químicos em várias ruas.

A prefeitura de Roma chegou a enviar mensagens de texto para os celulares dos fiéis e a divulgar anúncios em rádios italianas a partir da quarta-feira pedindo que as pessoas parem de vir à cidade, que já não comportaria mais peregrinos.

As autoridades não têm conseguido limpar o lixo que está se acumulando na área próxima à basílica, e a cada dia um número crescente de ruas centrais da capital tem sido fechadas ao tráfego, para dar espaço aos peregrinos.

Estima-se que 2 milhões de pessoas passaram diante do papa até quarta-feira, e que o volume total de visitantes recebidos por Roma ao longo da semana passe de 5 milhões.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página