Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2005 - 09h04

Beneditinos de São Paulo comemoram nome do papa

DIEGO TOLEDO
da BBC Brasil, em São Paulo

O monge beneditino d. João Evangelista Kovas afirma que a escolha do nome do novo papa provocou uma sensação especial nos freqüentadores do mosteiro de São Bento, no centro da cidade de São Paulo.

"O nome Bento, para nós, foi muito significativo. Nós não esperávamos", diz o sacerdote. "Isso é importante para nós, da ordem de São Bento, porque recoloca no centro da Igreja a figura do nosso patriarca."

O nome escolhido pelo novo papa, Bento 16, pode ser uma referência ao santo em questão e a Bento 15, papa entre 1914 e 1922.

Para d. João, a importância da ordem de São Bento para os europeus é uma possível explicação para a opção do alemão Joseph Ratzinger.

"Os beneditinos foram os responsáveis pela evangelização da Europa, inclusive dos povos germânicos", lembra o monge. "Acho que (a escolha) ressalta esse reconhecimento histórico para os alemães da figura de São Bento e seus discípulos."

Figura acadêmica

O sacerdote do mosteiro de São Bento aponta a formação e a experiência de Joseph Ratzinger como duas das principais características do novo pontífice.

"O cardeal Ratzinger foi de uma importância muito grande para a Igreja no século 20", diz d. João. "As reflexões dele como teólogo foram motivo de transformações antes e durante o Concílio Vaticano 2º."

"É uma figura muito inteligente, uma figura acadêmica muito bem acabada", acrescenta o monge, que também vê Bento 16 como referência em palavra de autoridade.

Clique aqui para ver vídeos da vida e da escolha do novo papa

O núncio também destacou a curta duração do conclave que elegeu o novo papa e apontou a rapidez no processo de decisão como um sinal de unidade entre os cardeais da Igreja.

"Significa que há uma unanimidade no colégio cardinalício, que apontou a pessoa de Joseph Ratzinger", afirmou d. Lorenzo. "Isso manifesta a união dentro da Igreja. Significa que há um consenso", concluiu.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página