Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2005 - 19h44

Turistas se frustram com falta de souvenirs de Bento 16

ANDREA WELLBAUM
da BBC Brasil, em Roma

"Cadê a foto do novo papa?" é a pergunta mais ouvida nas lojas e bancas de rua que vendem souvenirs com a imagem do papa João Paulo 2º.

A brasileira Andrea Loureiro Tedesco procurou algo com o rosto de Bento 16, mas não achou. Na falta do novo, ela resolveu levar uma lembrança do antigo.

"Compramos a do João Paulo porque, na verdade, lógico que tem um amor especial, né?!", diz. "A gente ainda vai se apaixonar pelo novo papa, embora vimos na televisão e achamos ele supersimpático."

A amerciana Carlet Breedlove também procurava a foto de Bento 16 e, diferentemente da brasileira, não se contentou com as fotos do antigo papa.

"Eu não aguento mais esperar! Todos disseram que elas estariam aqui, mas não estão! Nós amamos o antigo papa, mas queremos o novo."

Breedlove se disse muito feliz com a rápida escolha de um novo pontífice pela Igreja Católica. "Afinal, estávamos de luto pelo antigo papa."

Preços

Tedesco e Breedlove estavam procurando no lugar certo. Bem perto dali, numa das bancas de rua mais movimentadas da Praça São Pedro, havia duas fotos de Bento 16, mas quando ele ainda era o cardeal Joseph Ratzinger.

A aquisição de uma das primeiras lembranças do novo papa no mercado é cara: 4 euros (cerca de R$ 13) cada foto, sendo que as de João Paulo 2º, de qualidade muito superior, estavam sendo vendidas a 2 euros (aproximadamente R$ 6,50).

Na falta de fotos, para não perder a clientela as bancas vendiam os jornais de quarta-feira, que trouxeram na capa o anúncio da eleição papal. Ninguém se contentava com apenas um exemplar. Todos compravam meia dúzia ou mais.

Do outro lado da rua, o gerente de uma das lojas de artigos religiosos e souvenirs mais tradicionais de Roma, a Galeria Savelli, diz que a procura por fotos do novo papa também já começou.

Prejuízo

"Hoje já, nas primeiras horas do dia, principalmente os alemães já procuram alguma foto, algum pôster do novo papa", disse o paranaense Dirceu Pagani, gerente da loja.

Porém, diferentemente das bancas de souvenirs de rua, Pagani disse que não trabalha com fotos não-oficiais, o que, por enquanto, é sinônimo de prejuízo.

"Como trabalhamos apenas com fotos oficiais, esperamos o Vaticano divulgá-las, o que demora um pouco. A previsão é que no máximo em dois dias nós teremos as fotos oficiais do novo papa."

De tudo um pouco

Já as bênçãos papais, que são pergaminhos com o nome do papa, devem chegar às lojas apenas daqui a cerca de dez dias, segundo Pagani. Ele já tem uma lista de reservas de bênçãos papais, que já existe há mais de duas semanas.

"Os pedidos começaram a ser feitos dois ou três dias depois da morte de João Paulo 2º. Não importava quem seria o novo papa, todos queriam ter uma benção dele."

Mesmo sem artigos de Bento 16, o movimento de turistas e fiéis na loja não pára. Afinal, ela está cheia de artigos de João Paulo 2º, que vão desde as bençãos até bolas de golfe com a imagem dele.

Aliás, as vendas na loja de Pagani aumentaram cerca de 200% depois da morte de João Paulo 2º.

A holandesa Ali Walkman, por exemplo, nem sentiu falta das fotos de Bento 16. Ela queria mesmo era um cartão postal de João Paulo 2º.

Ela disse que "certamente não compraria" uma foto do novo papa, porque "ele ainda não fez nada até agora."

"Eu não sou católica, mas admiro João Paulo 2º pela sua história, pela sua trajetória, por tudo o que ele realizou nesses 26 anos."

Expectativas

Pagani espera que os artigos do novo papa sejam tão facilmente comercializáveis quanto os do antigo, apesar de acreditar que esse será um processo demorado.

"Percebemos pelas pessoas que vêm à loja que todas adoram Joao Paulo 2º e que será necessário muito tempo antes que ele seja colocado de lado pelo outro papa."

O gerente ressaltou que, nestes últimos dias, João Paulo 2º conseguiu atrair mais clientes do que João 23, cujos souvenirs são muito procurados até hoje.

"Não queremos desmerecer João 23, mas podemos dizer que as vendas relacionadas a João Paulo 2º estão superando todas as expectativas."

Segundo Pagani, desde a morte de Joao Paulo 2º, as vendas na loja aumentaram 200%, o que mostra que ele nem pensa em retirar os artigos relacionados ao papa anterior das prateleiras.

"Isso vai ser impossível. Creio que durante um bom tempo vamos ter de manter no mercado os produtos relacionados a João Paulo 2º. Penso que vai passar de séculos."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página