Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2005 - 00h39

Lula e Rice defendem 'ajuda conjunta' à África

DIEGO TOLEDO
da BBC Brasil, em Brasília

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, se encontrou na noite de terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, e destacou a necessidade de uma ajuda conjunta do Brasil e dos Estados Unidos à África.

"O presidente Lula destacou a importância dos Estados Unidos participarem das obras de integração física da América do Sul e concordou com a necessidade de haver um auxílio concentrado à África", disse André Singer, porta-voz do presidente.

Lula também reiterou o convite para que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visite o Brasil. Rice respondeu que o líder americano "quer muito vir ao Brasil" e está estudando uma possível data para a viagem.

O encontro entre Lula e Condoleezza Rice também contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.

De acordo com Singer, no entanto, a visita de Dirceu à Venezuela, onde foi na segunda-feira discutir a integração sul-americana com o presidente Hugo Chávez, não teve nenhuma relação com a visita de Rice ao Brasil.

Agenda

Depois do encontro com Lula, Condoleezza Rice participou de um jantar de trabalho oferecido pelo ministro Celso Amorim no Palácio do Itamaraty. O evento marcou o fim do primeiro dia da visita da secretária de Estado americana ao Brasil.

Rice, que chegou a Brasília na madrugada de terça-feira, iniciou a visita ao país na embaixada americana, onde assistiu à apresentação de um grupo de capoeira.

A secretária de Estado americana também se encontrou com atletas brasileiros, incluindo a ginasta Daiane dos Santos, e com um grupo de crianças do projeto Viva Vôlei.

Em seguida, Rice partiu para uma reunião com Celso Amorim e participou de uma entrevista coletiva conjunta com o ministro. Depois, seguiu para o Palácio do Planalto, onde se reuniu com Lula.

O dia, aliás, foi de visitas internacionais para o presidente. Antes de se encontrar com Condoleezza Rice, Lula recebeu a modelo britânica Naomi Campbell, que participa de uma campanha para divulgar o Brasil no exterior.

Nesta quarta-feira, a secretária de Estado americana encerra a visita ao Brasil com um discurso sobre a política externa dos Estados Unidos para a América Latina. De Brasília, Rice parte para visitas a Colômbia, Chile e El Salvador.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página