Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 13h31

Em Brasília, líder árabe critica ocupação israelense

DIEGO TOLEDO
da BBC Brasil, em Brasília

A ocupação israelense dos territórios palestinos foi duramente criticada na abertura da Cúpula América do Sul - Países Árabes nesta terça-feira, em Brasília.

Discursando na cerimônia, o presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, que atualmente ocupa a presidência da Liga Árabe, disse que Israel deve se submeter às leis internacionais e aceitar a paz negociada.

"É preciso buscar um fim para a tragédia que há séculos atinge o povo palestino", disse ele durante a cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Segundo Bouteflika, trata-se de uma situação inaceitável em que a justiça vem sendo negada ao povo palestino.

Ao afirmar que "Israel deve se retirar dos territórios ocupados", Bouteflika foi aplaudido pelos presentes, inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bouteflika também defendeu a criação de um Estado palestino com Jerusalém como capital.

Seguindo o exemplo de Lula, o presidente da Liga Árabe defendeu maior espaço político no cenário internacional para as nações em desenvolvimento.

"É importante promover a segurança internacional e buscar a legitimidade de organizações internacionais", disse ele.

"É preciso que todas as negociações para a reforma das Nações Unidas sejam levadas a sério", completou.

Bouteflika também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter proposto a realização da cúpula, e reforçou a importância da cooperação entre as duas regiões.

Além de Bouteflika e Lula, o presidente peruano Alejandro Toledo, que atualmente ocupa a presidência da Comunidade Sul-americana de Nações, e o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, também discursaram na abertura da cúpula.

Foto: Roosewelt Pinheiro/A.B.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página