Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2005 - 10h29

Índia cria "asilo" para tigres velhos e doentes

SUBIR BHAUMIK
da BBC Brasil, em Calcutá

A Índia está criando uma reserva natural especial para tigres considerados muito velhos para caçar. O objetivo da reserva no Delta de Sunderbans, no leste do país, é proteger do risco de extinção a população do felino. Estimativas oficiais indicam que existem hoje 3.700 tigres na Índia, enquanto ambientalistas dizem que o número real está mais próximo de 2.000.

Há um século, o país tinha 40 mil tigres, mas a caça sistemática colocou os felinos na lista dos animais em extinção. Muitas vezes, os caçadores estão atrás de partes do tigre usadas em remédios chineses.

Atanu Raha, o principal responsável pelo programa de conservação da floresta de Sunderbans, diz que tigres velhos e doentes serão levados para um centro de reabilitação especial, onde ficarão a salvo dos caçadores. "Será como um asilo. Nós vamos criar um espaço como um habitat natural para que os animais não sintam que estão em cativeiro", afirmou Raha.

Tigres velhos ou feridos costumam rondar vilas em busca de presas fáceis, como gado ou até gente. Entre cinco e seis pessoas morrem vítimas de ataques de tigres nessa situação todo ano. Muitos deles acabam mortos por moradores dessas vilas, revoltados com os ataques, ou por caçadores.

Raha diz que, no "asilo", os animais feridos ou doentes serão tratados e, quando recuperados, serão soltos. A área onde será montado o centro de reabilitação, ao longo da costa da Baía de Bengala, é um dos últimos habitats naturais do tigre.

A floresta de Sunderbans tem 10 mil quilômetros quadrados, espalhados entre Índia e Bangladesh. Um recenseamento feito no ano passado mostrou que apenas 275 tigres vivem na parte indiana de Sunderbans, que também é habitada por crocodilos e os raros golfinhos de água doce.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, criou no mês passado uma força-tarefa para avaliar a administração de reservas em todo o país depois que foram divulgadas informações de que entre cem e 125 tigres são mortos todo ano no país.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tigres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página