Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2005 - 09h44

Iraque voltará a executar condenados, diz jornal

da BBC Brasil

O Iraque começará em breve a executar presos condenados à pena de morte, afirma uma reportagem nesta quinta-feira no "Washington Post".

A pena capital havia sido suspensa após a invasão americana em 2003, mas foi reinstaurada pelo governo interino iraquiano em agosto do ano passado.

"Numa demonstração de força que o governo espera que vá ajudar a conter a insurgência, o Iraque vai em breve levar adiante as primeiras execuções judiciais desde a queda do presidente Saddam Hussein", diz o jornal americano.

Muitos iraquianos entrevistados pelo diário apóiam as execuções, afirmando que a expectativa de impunidade tem levado muitos criminosos a agir livremente.

Segundo o "Post", acredita-se que a pena de morte tenha sido reinstaurada devido "ao desejo de executar Saddam Hussein, que deve ser julgado por um tribunal especial neste verão".

Além de Saddam, o governo de Bagdá planeja executar os responsáveis pelas dezenas de atentados que atingem diariamente forças iraquianas e civis. Assim como condenados por crimes violentos e narcotráfico.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a pena de morte no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página