Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2005 - 16h59

Canal de TV latino-americano inicia transmissões

SIMON WATTS
da BBC Brasil

O governo da Venezuela começou as transmissões, em caráter experimental, de uma nova emissora de televisão em espanhol voltada aos países de América Latina e Caribe.

O presidente do país, Hugo Chávez, quer que o novo canal, chamado TeleSur, seja um concorrente à CNN em espanhol na região e um contraponto ao que ele chama de "propaganda dos Estados Unidos".

Chávez também disse que espera que o novo canal ajude a fomentar um sentimento de unidade entre os latino-americanos.

"Nossos povos precisam conhecer uns aos outros. Nós precisamos construir uma consciência de que nós somos o sul", disse o presidente em uma mensagem na TeleSur.

"Propaganda"

Além do governo venezuelano, financiam a emissora baseada em Caracas os governos de Uruguai, Argentina e Cuba.

Nos próximos meses, a TeleSur deve gradualmente começar a transmitir uma programação característica, em que ganham destaque documentários sobre problemas sociais, por exemplo.

Uma outra diferença em relação às outras emissoras será em relação aos filmes que serão exibidos. As produções incluídas na programação serão latino-americanas --os grandes lançamentos de Hollywood ficam de fora.

"A idéia não é competir", disse o diretor da TeleSur, Aram Aharonian, "mas dar aos telespectadores uma alternativa, possibilitando a eles assistir algo que não é um canal de notícias de fora da região, porque, é lógico, eles (os responsáveis pelo canal de fora da região) têm um ponto de vista diferente dos latino-americanos".

Mas, enquanto alguns vêm a novidade como uma ampliação do leque de opções, outros a vêm como simples propaganda.

Os críticos de Chávez dizem que a TeleSur é uma tentativa de o presidente espalhar sua mensagem por todo a região.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página