Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2005 - 20h51

Descoberta na Alemanha composição desconhecida de Bach

da BBC Brasil

Um pesquisador da Alemanha interessado num tipo raro de papel do século 18 salvou um tesouro musical até agora desconhecido: uma composição de Johann Sebastian Bach.

O documento é um acompanhamento musical para um poema de 12 versos composto para o Duque da Saxônia em 1713.

Ao anunciar a descoberta, o diretor da Fundação Bach, Christoph Wolff, disse que não se trata de uma obra grandiosa, mas um 'trabalho ocasional de qualidade excepcional'.

Fogo

Wolff acrescentou que a partitura sobreviveu a um incêndio quase por um milagre. Ela foi achada no meio de uma pilha de papéis retirados da Biblioteca Anna Amelia, de Weimar, no ano passado.

Pouco depois, a biblioteca, situada num palácio de estilo rococó do século 16, foi destruída pelo fogo.

Uma corrente humana improvisada às pressas enquanto o local queimava ajudou a salvar centenas de volumes, entre eles uma bíblia do século 16 de Martinho Lutero. Milhares de obras de valor histórico inestimável foram perdidas.

"Essa composição também teria sido consumida pelas chamas", explicou Wolff. "E nunca nem teríamos tomado conhecimento de sua existência."

A autenticidade da obra foi provada comparando-a à caligrafia de outros manuscritos deixados por Bach. Há planos agora para a primeira apresentação da nova partitura, sob o comando do maestro britânico John Elliot Gardiner.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página