Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2005 - 09h53

China combate discriminação de pessoas infectadas pelo HIV

da BBC Brasil

O governo da China anunciou que vai criar uma lei para combater a discriminação de pessoas infectadas com o vírus da Aids. O vice-ministro da Saúde da China, Wang Longde, disse em um seminário em Xangai que é grande a discriminação contra pessoas com HIV no país.

Segundo ele, a discriminação e a ignorância são grandes obstáculos na prevenção da Aids no país. A mensagem de Longde foi muito clara, ao contrário do que é comum na China.

O ministro disse que a nova lei vai proteger os direitos das pessoas com HIV e suas famílias.

Aperto de mão

A nova lei deve entrar em vigor no país até o fim do ano.

Pequim é freqüentemente criticada por se recusar a enfrentar a realidade do HIV e da Aids na China, mas essa declaração é mais um sinal de que o governo está entrando na luta contra a doença.

No ano passado, em uma iniciativa muito divulgada, o presidente da China, Hu Jintao, apertou a mão de pacientes com HIV em um hospital de Pequim.

A estimativa oficial de que existem cerca de 800 mil casos de HIV na China é considerada excessivamente baixa, segundo especialistas.

Existe o temor de um grande surto do vírus entre os trabalhadores temporários da zona rural, que somam mais de 100 milhões de pessoas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o vírus HIV
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página