Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2005 - 08h05

"Batman Begins" estréia nos EUA com elogios da crítica

da BBC Brasil

O filme "Batman Begins", que estréia nos Estados Unidos nesta quarta-feira, recebeu várias críticas positivas na imprensa americana.

Dirigido pelo britânico Christopher Nolan, mais conhecido pelos filmes de suspense "Amnésia" e "Insônia", é a quinta aventura do Homem-Morcego no cinema desde 1989.

O personagem passou um tempo nas gavetas dos produtores de Hollywood depois que os últimos dois filmes fracassaram nas bilheterias.

Clique para ver as fotos da estréia mundial do filme, em Londres.

Agora, a revista "Hollywood Reporter" descreve o revival de Nolan como "um pequeno milagre". "É impressionante ver como Christopher Nolan transformou "Batman Begins" em uma experiência tão inteligente, instigante e visceral", diz a revista.

Bale

O fime conta como Bruce Wayne se transforma no Homem-Morcego, após o assassinato de seus pais.

O ator britânico Christian Bale, que atuou em "Psicopata Americano", substitui George Clooney, Val Kilmer e Michael Keaton no papel do super-herói.

"Mais astuto que uma pantera, com as maçãs do rosto agudas o bastante para dar uma de amante ardente, Bale vive extremamente bem o pergonagem do vingador", escreve a comentarista Manohla Dargis, do "The New York Times".

"Mas o que faz nós gostarmos tanto deste Batman é a maneira como o diretor Nolan equilibra os elementos obscuros e os leves da história, e coloca elementos de um gênero tão familiar de maneira nova e inédita."

Elenco

O filme também conta, no elenco, com atores de primeira linha, como Michael Caine, Gary Oldman, Liam Neeson e Morgan Freeman.

"Depois de um intervalo de oito anos, a marca Batman finalmente encontrou seu caminho", afirma o crítico Roger Ebert, do jornal "Chicago Sun-Times".

"Este era o filme de Batman pelo qual eu sempre esperei: mais ênfase na história e no personagem, e menos na ação high-tech", segue Ebert.

Mas os elogios não são unânimes.

"Christian Bale é o melhor Batman desde que a Warner Bros reacendeu a marca em 1989, mas todos os fãs do diretor Nolan vão achar que este esforço respeitável nada mais é do que uma decadência diante de "Amnésia"", disse um crítico do "USA Today".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Batman Begins"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página