Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 07h25

Venda de cerveja na América Latina garante receita da Inbev, diz 'FT'

da BBC Brasil

O aumento das vendas de cerveja na América Latina, especialmente no Brasil, foi decisivo para os resultados da Inbev em seu primeiro ano, segundo o jornal Financial Times.

A empresa, que resultou da fusão da Ambev com a Interbrew e produz marcas como Brahma, Stella Artois e Beck's, é a maior cervejaria do mundo em volume.

"Os resultados recentes da Inbev, que mostram um aumento de 21% na Ebtida (geração de receita) do primeiro semestre, revelam o impacto dramático da aliança brasileira no seu desempenho", diz o jornal.

"Só a América Latina representou quase 50% da Ebtida."

O jornal informa que o crescimento de vendas no Brasil e na Rússia compensou a queda de consumo nos países industrializados.

Só na Europa, o consumo de cerveja caiu 3,7% segundo o artigo.

Novos líderes

O impasse que resultou das eleições de domingo na Alemanha é novamente destaque na imprensa européia.

Para os jornais alemães, os líderes dos dois principais partidos, o chanceler Gerhard Schröder do Partido Social Democrata (SPD) e Angela Merkel da União Democrata Cristã (CDU), devem se afastar dos cargos para permitir uma solução.

Segundo o Sueddeutsche Zeitung, Schröder quer permanecer no cargo até que o seu partido e a CDU fechem um acordo em torno de uma coalizão liderada "por duas figuras novas", já que a única alternativa seria uma nova eleição.

O jornal Der Tagesspiegel também acha que Schröder só desistiria de liderar o cargo se Merkel fizesse a mesma coisa.

Já o Berliner Zeitung indaga se Schröder quer novas eleições com a esperança de que ele e seus atuais aliados do Partido Verde possam obter maioria no Parlamento.

O crescimento do Partido da Esquerda (formado por dissidentes dos sociais-democratas e do antigo Partido Comunista da Alemanha Oriental) desperta a atenção em outros jornais europeus.

O francês Le Monde diz que ele foi o único partido a atingir todos os seus objetivos nas eleições da Alemanha.

Protesto da pêra

Os produtores de frutas da Catalunha, na Espanha, "estão em pé de guerra" contra as importações de pêra do Brasil, do Chile e da Argentina e maçã da China, segundo o jornal espanhol El País.

O jornal afirma que os produtores espanhóis passam por "profunda crise devido à concorrência dos importados".

Na segunda-feira, eles fizeram um protesto, vendendo as frutas a um preço 20 vezes inferior ao de mercado, e pediram maior "controle sanitário, de qualidade e ecológico" dos importados.

Os produtores espanhóis alegam que as frutas importadas "são um mau produto".

Já o jornal argentino Clarín destaca o lançamento no Brasil do livro Argentinos: mitos, manias e milongas, das jornalistas brasileiras Marcia Carmo e Monica Yanakiew.

Segundo o jornal, a leitura do livro provoca "risos, espanto e reflexão".

As duas jornalistas, que têm grande experiência de viver na Argentina, entrevistaram dezenas de pessoas para formar a imagem dos argentinos do ponto de vista dos brasileiros.

"Debatedores, inteligentes e políticos: como os brasileiros vêem os argentinos", é o título do artigo do Clarín.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página