Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2008 - 16h05

ONU aprova missão da União Européia em Kosovo

da BBC

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou um plano para passar para uma força da União Européia (UE) certas funções de segurança na Província de Kosovo. Todos os 15 integrantes do Conselho de Segurança da ONU apoiaram o plano do secretário-geral Ban Ki-moon. Tanto Kosovo como a Sérvia já afirmaram que irão cooperar com a missão.

A missão da UE terá 2.000 integrantes e deverá assumir, em dezembro que vem, o controle da polícia e da alfândega, atualmente nas mãos da ONU.

Kosovo declarou independência da Sérvia em fevereiro passado, uma decisão que encontrou grande resistência por parte do governo sérvio. Apesar de ter concordado em permitir que a UE assuma as responsabilidades da ONU, a Sérvia não mudou sua posição em relação à independência de Kosovo, que considera parte de seu território.

Kosovo se recusa a aceitar qualquer acordo que fizesse com que suas áreas de maioria sérvia continuassem sob o controle da ONU. O governo na capital Pristina teme que isso possa levar a uma divisão do território.

A Sérvia havia sido contrária a idéia da União Européia desempenhar qualquer papel no território até que o plano estipulasse a permanência da ONU em áreas sérvias. No início desta semana, no entanto, os dois lados concordaram em aceitar a missão européia a despeito de suas preocupações.

O plano aprovado pelo Conselho de Segurança não faz nenhuma referência à independência.

A ONU não reconheceu a independência de Kosovo, reconhecida por cerca de 50 países, incluindo boa parte dos membros da UE. A população de Kosovo é 90% de origem albanesa. A minoria sérvia ocupa, principalmente, o norte do território, na fronteira com a Sérvia, e algumas outras áreas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página