Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2005 - 19h40

Peru "perdoado" por Bush vai para a Disneylândia

DENIZE BACOCCINA
da BBC Brasil, em Washington

Os dois perus que participam da cerimônia de perdão do peru de Ação de Graças na Casa Branca não vão apenas ser poupados de acabar na panela – ao contrário de milhões de outros, que serão assados ou fritos nesta quinta-feira –mas vão passar o resto da vida na Disneylândia.

A cerimônia de perdão do peru será realizada nesta terça-feira no jardim da Casa Branca pela 58ª vez.

O presidente George W. Bush vai anunciar o nome das aves – escolhido por votação popular – e dizer que pelos menos estas duas vão escapar do destino de outros 46 milhões de perus comidos no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Depois da cerimônia, eles embarcam para a Disneylândia, na Califórnia, onde serão destaque do Desfile de Ação de Graças.

Depois de cumprir a formalidade, vão viver em liberdade num dos parques temáticos do "lugar mais feliz da Terra", que neste ano completa 50 anos.

Tradição

A tradição começou em 1947, quando um peru foi apresentado ao presidente Harry Truman. Desde então, dez presidentes americanos já participaram da cerimônia.

O peru é o prato principal do almoço do Dia de Ação de Graças, um dos principais feriados nos Estados Unidos, tão importante para reuniões familiares quanto o Natal.

Os dois perus escolhidos para a cerimônia deste ano – um oficial e um reserva – foram criados na cidade de Henning, no Minnesota, na fazenda do presidente da Federação Nacional de Peru, Pete Rothfork. Todos os anos a entidade escolhe as aves que serão entregues à Casa Branca.

Mas apesar da tradição, a cerimônia deste ano também terá protestos. Do lado de fora da Casa Branca, um grupo planeja um protesto contra os 46 milhões de aves que vão para a panela nesta semana.

"Se os perus pudessem falar, eles diriam: não me perdoe, não me devore, coma tofu e me deixe viver", é o tema da campanha organizada pela United Poultry Concerns, uma entidade que faz campanha pela melhora no tratamento de aves destinadas ao consumo doméstico.

"Em vez de perdoar um peru de forma sarcástica para aliviar assassinatos em massa, intoxicação alimentar, pedimos que as pessoas se juntem a nós num Dia de Ação de Graças diferente", diz a presidente da entidade, Karen Davis. "Este é o caminho do futuro", diz ela.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página