Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 10h00

Pagamento ao FMI mostra "caminho certo", diz Wolfowitz

LAURA CASSANO
da BBC Brasil, em Washington

O presidente do Banco Mundial (Bird), Paul Wolfowitz, disse em Washington que o fato de o Brasil ter antecipado o pagamento da sua dívida com o FMI demonstra que a economia do país segue “forte e no caminho certo”.

Wolfowitz vai embarcar na quinta-feira à noite para o Brasil, em sua primeira viagem à América Latina como presidente do Bird.

Ele disse que escolheu o Brasil como primeira parada na viagem porque o país tem despontado como uma “liderança regional”.

Wolfowitz também afirmou que vai procurar saber mais sobre programas como o Bolsa-Família, a fim de avaliar se eles podem ser levados para outros países.

“Viajar por este gigante econômico vai me ajudar a entender melhor a riqueza e a diversidade da América Latina”, afirmou Wolfowitz na última entrevista coletiva antes de embarcar para o Brasil, onde vai passar seis dias.

Agenda

O primeiro compromisso de Wolfowitz será conhecer uma favela da região metropolitana de São Paulo.

Ele também vai visitar a Amazônia, o Nordeste e Ribeirão Preto, entre outros lugares.

Em Brasília, Wolfowitz vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro a Fazenda, Antonio Palocci.

“Estou muito interessado em saber mais sobre o progresso que o Brasil tem feito na promoção de crescimento inclusivo para reduzir as desigualdades”, disse o presidente do Bird.

Seu principal interesse durante a viagem será conhecer programas de assistência a populações carentes, como o Bolsa-Família.

“Este é um dos maiores programas de transferência condicional de dinheiro que estimula a educação e o uso de serviços de saúde do mundo”, disse Wolfowitz.

“Quero entender melhor como o programa funciona, pois ele tem o potencial de ser aplicado também em outros países.”
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página