Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2005 - 13h06

Mulheres fazem 1º união de lésbicas no Reino Unido

da BBC Brasil

A primeira cerimônia de parceria civil de lésbicas no Reino Unido se realizou na manhã desta segunda-feira em Belfast, na Irlanda do Norte.

Shannon Sickles e Grainne Close celebraram sua união de acordo com a nova legislação aprovada no país que dá a parceiros do mesmo sexo direitos legais semelhantes aos de heterossexuais casados.

Sickles disse que espera que sejam realizadas "muitas outras" cerimônias de parceria civil. Por sua vez, Close disse que elas estão "em uma posição muito privilegiada".

"Para nós, isto significa optar por ter os nossos direitos civis aceitos e ter respeito e proteção como qualquer ser humano", afirmou Close. "Nós não poderíamos estar aqui sem o trabalho duro de muitos ativistas gays e indivíduos da comunidade gay e nós nos sentimos privilegiadas e abençoadas por estar aqui fazendo isto."

A união de Sickles e Close ocorreu antes de duas outras cerimônias no cartório de Belfast, de um outro casal de mulheres e um de homens.

Manifestantes favoráveis à nova lei aplaudiram quando o casal gay deixou o cartório. Mas cerca de 40 pessoas fizeram um protesto contra os direitos de união semelhantes aos dos heterossexuais.

O reverendo David McIlveen, da Igreja Presbiteriana Livre, disse que a Bíblia qualifica o casamento como "uma relação entre homens e mulheres para criar filhos".

O cartório da prefeitura de Belfast já tem 20 reservas para cerimônias deste tipo. Na Escócia, elas começarão a se realizar na terça-feira e na Inglaterra e País de Gales, na quarta.

Elton John

Um total de 1,2 mil cerimônias já são previstas na Grã-Bretanha, de acordo com dados obtidos pela BBC junto a cartórios no país.

O cantor Elton John está entre os primeiros que deve tirar proveito da nova lei na Inglaterra, formalizando sua união com David Furnish.

Há duas semanas, um homem com câncer de pulmão em fase avançada na cidade de Brighton, no sul da Inglaterra, recebeu uma permissão especial para marcar sua cerimônia antes do período de espera de 15 dias depois do registro.

Matthew Roche realizou sua cerimônia de união com Christopher Cramp poucas horas depois da entrada em vigor da lei de parceria civil, no dia 5 de dezembro. Roche morreu no dia seguinte.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página