Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2005 - 09h22

Erro de voto deu a Londres Olimpíada de 2012, diz membro do COI

da BBC Brasil

Um membro do COI (Comitê Olímpico Internacional) disse à BBC que Londres só ganhou a oportunidade de sediar os Jogos Olímpicos de 2012 devido a um erro na votação.

Em uma entrevista divulgada nesta sexta-feira, Alex Gilady, um membro israelense do COI, afirma que o erro aconteceu quando um voto foi creditado a Paris quando deveria ter sido dado a Madri.

Se o voto tivesse sido computado para Madri, a capital espanhola terminaria o penúltimo estágio da votação empatada com Paris em 32 votos, ambas atrás de Londres.

"Londres tinha a vantagem, mas Paris e Madri ficaram com 33 e 31 votos, respectivamente", diz Gilady, que também faz parte da comissão que coordenará a organização da Olimpíada de 2012 em Londres.

"Se tivesse ficado empatado, teríamos de fazer um desempate. E pode ser que todos aqueles que apoiavam a candidatura de Londres votassem em Madri, porque achavam que Paris tinha mais chances de ganhar."

Segundo Gilady, Madri então iria para a votação final contra Londres e teria chance de ganhar caso aqueles que apoiavam a candidatura de Paris votassem em Madri.

De acordo com uma investigação feita pela BBC, durante o evento de escolha da sede olímpica, realizado em seis de julho em Cingapura, houve um grande atraso antes do anúncio do resultado da terceira rodada de votação.

Isso teria acontecido porque um membro grego do COI fez uma reclamação sobre seu voto.

Na rodada final de votação Londres venceu Paris por 54 a 50.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página