Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2005 - 16h08

Pesquisa sobre evolução 'é maior feito da Ciência em 2005'

PAUL RINCON
da BBC Brasil

A pesquisa sobre o funcionamento da evolução foi escolhida como o maior feito da Ciência em 2005 na lista das dez maiores descobertas publicada pela prestigiada publicação científica americana Science.

O primeiro lugar da lista da Science foi atribuído a um conjunto de estudos que iluminam o intrincado funcionamento da evolução. O anúncio – feito nesta sexta-feira – ocorre poucos dias depois de um tribunal americano ter proibido o ensino do "desenho inteligente" em escolas públicas da cidade de Dover, no Estado da Pensilvânia.

Os que defendem essa "teoria" dizem que a vida no Universo é muito complexa para ser o resultado de seleção natural e que ela deve ter sido desenhada por uma força sobrenatural altamente inteligente.

O conjunto de pesquisas premiadas como "a descoberta do ano" pela Science incluem a seqüência do genoma do chimpanzé; a recriação do vírus da influenza de 1918 em laboratório; um estudo sobre os pássaros pretos da Europa que demonstrou como duas populações diferentes podem se tornar duas espécies separadas.

Mérito

O editor da Science, Colin Norman, disse que a escolha é baseada apenas nos méritos da pesquisa e não na disputa sobre o "desenho inteligente".

"Eu suponho que se (o debate) teve qualquer influência sobre nós foi na constatação de que os cientistas tendem a dar como certo que a evolução serve de base para a biologia moderna", disse ele à BBC.

"A discussão sobre o desenho inteligente só fez com que se tivesse mais consciência (de que há quem ainda não acredita na teoria da evolução)."

Norman disse esperar que a escolha mandasse uma mensagem a cientistas e público: "A evolução não é apenas algo que os cientistas estudam como um empreendimento esotérico".

"Tem implicações muito importantes para a saúde pública e para nosso entendimento de quem somos."

Por exemplo, ao estudar as diferenças entre o genoma humano e o do chimpanzé, os cientistas conseguem identificar a base genética para muitas doenças.

Ainda segundo ele, estudar o comportamento do vírus da epidema de influenza em 1918 pode ajudar a combater a próxima pandemia de gripe aviária.

Pioneiros robóticos

A lista da Science destaca os avanços feitos pelos exploradores robóticos do espaço, particularmente da sonda Huygens, que aterrisou na lua de Saturno Titã dia 14 de janeiro.

Essa foi a aterrisagem mais distante da Terra já feita por uma nave espacial e representou um triunfo para a ciência espacial européia, apesar da perda de um dos dois canais de informações da sonda.

As informações levantadas pela Huygens estão esclarecendo um mundo que pode se parecer muito com a Terra de 4,6 bilhões de anos atrás.

É possível que algumas reações químicas que criaram as condições para o surgimento da vida na Terra também estejam ocorrendo na lua de Saturno.

Os grandes feitos da ciência em 2005, segundo a Science

Evolução em ação - Sequência do genoma e pesquisas de campo detalhadas ajudaram a esclarecer o funcionamento da evolução.

Blitz planetária - A sonda européia Huygens tocou na lua de Saturno Titã em janeiro. Foi seguida por uma série de outras missões exploradoras, incluindo a Deep Impact da Nasa, que fez um buraco em um cometa.

Em flor - Biólogos moleculares identificaram uma série de pistas moleculares responsáveis pela vibrante explosão de cores da primavera.

Estrelas de neutron - Satélites e telescópios fixos lançaram luz sobre o violento comportamento das estrelas de neutrons; cadáveres de estrelas do tamanho de uma cidade que contêm matéria em estado extremo.

Más conexões do cérebro - Pesquisadores obtiveram pistas importantes sobre os mecanismos de doenças como esquizofrenia, dislexia e Síndrome de Tourrete.

Terra complicada - Comparações de pedras da Terra e outras do espaço forçaram os cientistas a abandonar visões sobre como nosso planeta foi formado.

Retrato da proteína - Os cientistas conseguiram a melhor avaliação já feita até agora sobre a estrutura molecular de um canal de potássio de portão de voltagem.

Mudança de clima - Mais provas da implicação de atividades humanas sobre o aquecimento global foram apresentadas, segundo a publicação.

Biologia de sistemas - Biólogos moleculares estão estudando engenharia a fim de entender o comportamento de sistemas complexos.

Bienvenue Iter - Depois de 18 meses de discórdia, foi escolhida a sede do Reator Termonuclear Experimental Internacional (Iter) de US$ 12 bilhões: Cadarache, na França.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página