Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2005 - 07h21

2005 foi o ano das catástrofes naturais, diz pesquisa da BBC

da BBC Brasil

As catástrofes naturais foram consideradas os eventos mais significativos de 2005, de acordo com pesquisa de opinião feita pela BBC em 27 países.

Um total de 24% dos quase 32,5 mil entrevistados mencionaram o tsunami na Ásia (15%) e os furacões Katrina e Rita, que atingiram os Estados Unidos (9%) como os principais acontecimentos deste ano.

No Brasil, 17% dos entrevistados mencionaram o tsunami como o principal evento do ano, e 14%, os furacões.

A guerra no Iraque foi mencionada por 15% das pessoas. O tema foi mencionado por 43% dos iraquianos ouvidos, mas por apenas 9% de pessoas entrevistadas na Grã-Bretanha - país que tem tropas no Iraque. No Brasil, a guerra foi mencionada por 11% dos entrevistados.

O quarto evento do ano mais lembrado na pesquisa foram a morte do papa João Paulo 2º e a escolha de seu sucessor. Cerca de 6% dos entrevistados mencionaram esse fato, especialmente em países católicos, como a Polônia (48%) e a Itália (17%). Apenas 7% dos brasileiros ouvidos destacaram o evento.

Os atentados a bomba em Londres em julho foram considerados o evento mais importante do ano por 4% dos entrevistados na pesquisa. Mas entre os britânicos apenas 7% mencionaram os ataques, enquanto em Gana essa porcentagem foi de 11%, na Austrália, 8% e na Espanha, 8%.

O aquecimento global foi destacado como o evento de maior significação de 2005 por 3% das pessoas ouvidas na pesquisa encomendada pela BBC do instituto GlobeScan e pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Os maiores conjuntos de respostas eram relativas às diversas catástrofes naturais do ano, que incluiram, além de furacões, inundações em Mumbai e o terremoto no Sudeste Asiático, englobando 19% das respostas dos entrevistados.

Segundo os pesquisadores, o fato de que um grande número de pessoas em diferentes países considerou os mesmos eventos como os mais significativos no ano é um sinal do quanto o mundo se tornou globalizado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página