Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2006 - 16h21

Trabalhar duro pode ser a chave para a felicidade, dizem cientistas

da BBC Brasil

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, estão realizando um estudo em que está ficando claro que trabalhar duro pode ser uma das chaves da felicidade.

A pesquisa, que deve ser divulgada na íntegra nos próximos meses, está sendo feita por meio da análise de dados já publicados sobre o que faz as pessoas ficarem felizes.

A equipe de cientistas também está estudando centenas de entrevistas sobre o tema, realizadas em todo o mundo.

Os dados indicam que trabalhar para atingir um objetivo pode proporcionar mais prazer do que alcançar o objetivo em questão, embora os estudiosos acreditem que manter bons relacionamentos seja também um importante fator na busca da satisfação pessoal.

Ganhar na loteria ou conquistar um objetivo também proporcionariam felicidade, mas temporária.

Atividade

O chefe da equipe de pesquisa da Universidade de Gotemburgo, Bengt Bruelde, disse que está claro que "o importante é continuar ativo". Isso porque, entre os entrevistados, foram os mais ativos os que demonstraram mais satisfação.

"É tentador pensar em relaxar na praia, mas se você faz isto por muito tempo, a praia deixa de dar tanto prazer", afirmou Bruelde.

Avril Leimon, da Sociedade de Psicologia Britânica, acha que "trabalho duro traz satisfação, mas somente se ele se adapta a você".

"O trabalho tem que utilizar a capacidade da pessoa ou pode se tornar desmoralizante", alerta Seimon, que ressalta que se a pessoa sente que seus pontos fortes estão sendo bem utilizados, a satisfação resultante pode nem estar ligada às recompensas.

Relacionamentos também teriam um impacto significativo: "Relacionamentos fortes quer sejam eles familiares, na igreja, entre amigos ou no trabalho podem funcionar como uma vacina contra a depressão", conclui Leimon.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página