Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2006 - 11h32

Britânicos criam teste de fertilidade masculina caseiro

da BBC Brasil

Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, anunciaram ter desenvolvido o primeiro teste caseiro de fertilidade masculina do mundo.

Segundo os pesquisadores, o kit, chamado Fertell, leva menos de uma hora para informar se um homem é ou não capaz de ter filhos.

Eles dizem também que, com a ajuda do produto, os tratamentos de fertilidade vão poder ser reduzidos em até um ano. Os pesquisadores afirmam que os testes para o desenvolvimento do produto usaram amostras de 150 homens e teria dado um resultado correto em 95% dos casos.

Venda sem receita

No Reino Unido, o Fertell poderá ser comprado em farmácias sem a necessidade de receita médica. Para fazer o teste, o homem precisa coletar uma amostra de seu esperma. O material é, então, colocado em um aparelho que imita o ambiente do colo do útero da mulher.

Se um número satisfatório de espermatozóides conseguir atravessar essa barreira, o teste mostra uma linha vermelha, que significa um resultado positivo.

Pesquisas indicam que mais de dois milhões de homens no Reino Unido sofrem de baixa fertilidade.

"No momento, muitos casais recebem a recomendação de aguardar cerca de um ano antes de buscar uma avaliação médica", diz Chris Barratt, responsável pela pesquisa na Universidade de Birmingham. "Ter uma informação confiável num estágio inicial pode ser uma grande vantagem", continuou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página