Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2006 - 20h07

"Policiais não serão acusados por morte de Jean", diz tablóide

da BBC Brasil

Os policiais que mataram o brasileiro Jean Charles de Menezes não devem ser acusados formalmente no relatório da Comissão de Queixas contra a Polícia britânica (IPCC, na sigla em inglês), que deve ser divulgado nesta semana, segundo o jornal "The Mail on Sunday".

De acordo com o tablóide britânico, o relatório deve recomendar apenas uma repreensão aos policiais envolvidos na morte do brasileiro na estação de metrô de Stockwell, em Londres.

"Fontes próximas ao caso prevêem que aqueles que puxaram o gatilho não vão enfrentar um tribunal com o argumento de que estavam apenas cumprindo ordens. Em vez disso, o pior que pode acontecer é uma reprimenda", diz "The Mail on Sunday".

Dois policiais dispararam sete tiros na cabeça de Jean Charles e um no ombro, no dia 22 de julho.

Eles teriam confundido Jean Charles com um suspeito de participar da tentativa de atentado a bomba em Londres no dia 21 de julho.

"Falha sistêmica"

Segundo o jornal, o relatório deve concluir que a Polícia Metropolitana sofreu uma "falha sistêmica" no caso da morte de Jean Charles, por causa da confusão criada por erros de inteligência e ordens dadas por policiais envolvidos no caso.

Parentes de Jean Charles serão convidados a acompanhar os advogados em um encontro privado com o presidente da Comissão, Nick Hardwick nos próximos dias, quando serão informados dos resultados do relatório, diz a notícia divulgada neste domingo.

Será feita uma ligação telefônica com viva voz para o irmão de Jean Charles, Giovani, no Brasil, para que Hardwick passe as informações para ele, por intermédio de um intérprete, de acordo com o tablóide.

Os resultados da investigação da Comissão serão usados pela Promotoria para decidir se qualquer policial será processado.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre Jean Charles de Menezes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página