Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2006 - 22h48

FDA alerta contra pílulas de emagrecimento brasileiras

DENIZE BACOCCINA
da BBC Brasil, em Washington

O FDA, o órgão do governo americano que controla alimentos e remédios, está alertando consumidores americanos a não usar dois remédios importados do Brasil para emagrecimento.

Segundo o órgão, embora sejam vendidos como suplemento dietético, eles contém substância de uso controlado, como antidepressivo e anfetamina.

Um deles é o Emagrece Sim, também conhecido como pílula de emagrecimento brasileira, e o outro o Herbathin. De acordo com o FDA, os dois produtos contém substâncias controladas, que podem causar sérios efeitos colaterais.

As substâncias são chlordiazepoxide HCl (o ingrediente ativo do Librium), e fluoxetine HCl (o ingrediente ativo do Prozac). O chlordiazepoxide HCl (Librium) é usado para reduzir ansiedade e controlar os sintomas de abstinência de álcool. Pode causar dependência e provocar sonolência e enjôo e limitar a capacidade de dirigir.

O fluoxetine HCl (Prozac) é um antidepressivo usado para tratar distúrbio obssessivo-compulsivo, pânico e bulimia, e pode causar sérios efeitos colaterais.

Estimulante

Os dois remédios também contém Fenproporex, um estimulante que não foi aprovado para venda nos Estados Unidos.

De acordo com o FDA, a substância se converte em anfetamina no organismo e foi encontrada em exames de urina de pessoas que tomaram o produto.

O FDA está aconselhando consumidores a não trazerem os produtos para os Estados Unidos e a quem já comprou a devolvê-los para os fornecedores. Fiscais estão sendo orientados a não permitir a entrada dos produtos em território americano.

Tanto Emagrece Sim quanto Herbathin são vendidos como suplementos alimentares, mas de acordo com o FDA, os produtos contém substâncias de uso controlado.

Os dois produtos são vendidos no mercado americano pela internet e também importados e distribuídos pela Emagrece Sim Laboratories, de Miami.

O website da empresa não tinha nenhuma mensagem nesta sexta-feira, e o telefone era atendido por uma secretária eletrônica informando que o escritório estava fechado, ainda durante o horário comercial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página