Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2006 - 17h26

Gravação atribuída a Bin Laden alerta para ataques

da BBC Brasil

A TV árabe por satélite Al-Jazeera transmitiu nesta quinta-feira uma nova gravação de áudio atribuída ao líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden.

Na gravação, o homem que se identifica como Bin Laden ameaça novos ataques aos Estados Unidos, mas também oferece um "trégua de longo-prazo".

A CIA, a Central de Inteligência Americana, disse acreditar na autenticidade da fita.

A última vez que Bin Laden se pronunciou publicamente foi em dezembro de 2004.

Em Washington, o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, rejeitou a trégua oferecida por Osama Bin Laden.

Terrosristas

McClellan disse que os Estados Unidos não negociam com terroristas, mas acabam com o negócio deles.

Ele disse que a fita deixa claro que Osama Bin Laden está fugindo e afirmou que os Estados Unidos estão vencendo a chamada guerra contra o terrorismo e vão continuar perseguindo Bin Laden até que ele seja encontrado.

Num discurso esta manhã, um pouco depois da divulgação da fita, o presidente Bush não tocou no assunto. O porta-voz disse que ele só foi informado pelos assessores sobre a gravação depois que terminou o discurso.

Rumores

No mês passado, a Al Jazeera colocou no ar um fita de vídeo que seria datada de setembro mostrando o vice-líder da organização de Bin Laden, Ayman Al-Zawahiri.

Na fita, Al-Zawahiri declarou que Bin Laden ainda está vivo, apesar de rumores de ferimentos e sobre a fragilidade de sua saúde.

A voz na gravação afirma que a razão para a falta de ataques nos Estados Unidos desde 11 de setembro de 2001 não é o aumento da segurança no país, mas o fato de o grupo Al Qaeda estar envolvido em atividades no Iraque, além do fato de uma operação nos Estados Unidos "necessitar de preparativos".

"As operações estão acontecendo em Bagdá e vocês verão as operações em suas casas no minuto em que eles (os preparativos) estiverem prontos, com a vontade de Deus", afirma a voz na gravação.

Apesar de alertar para novos ataques, a voz também ofereceu aos Estados Unidos a chance uma uma trégua de longo-prazo.

"Não nos importamos em oferecer a vocês uma trégua que seja justa e de longo-prazo...então poderemos construir o Iraque, o Afeganistão... não há vergonha nesta solução porque evita o desperdício de bilhões de dólares... para os mercadores da guerra", afirmou a voz.

'Duas Al Qaeda'

A voz atribuída a Bin Laden falou que as nações ocidentais não precisam "lutar contra os muçulmanos em terra".

O correspondente da BBC para o setor de segurança, Frank Gardner, afirmou que, para Bin Laden, a pior provocação é o fato de países ocidentais invadirem países muçulmanos e impor nestes países suas crenças e cultura.

Bin Laden fez à Europa uma oferta semelhante de trégua depois do ataque a Madri, Espanha, em março de 2004.

Ainda segundo Frank Gardner, existem atualmente duas Al Qaedas, uma operando no Iraque, que é liderada por Abu Musab al-Zarqawi, e realiza atividades de guerrilha diariamente.

A outra seria a antiga liderança, incluindo Osama Bin Laden, que estaria escondida no Paquistão, cujo papel primário não é realizar operações, mas agir como liderança espiritual e inspiração para outros.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página