Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2006 - 11h10

Ligação dos Stones com o Brasil vem desde os anos 60

BRUNO GARCEZ
da BBC Brasil

Os Rolling Stones, que se apresentaram neste sábado no Rio de Janeiro, vêm visitando o Brasil desde a década de 1960.

"Esse caso de amor com o Brasil começou com Mick Jagger, que veio como turista em 1968", disse o pesquisador musical Nélio Rodrigues, autor de um livro que investiga as experiências da banda no país.

Rodrigues diz que era incomum para alguém tão famoso como Jagger ser visto "na companhia de pescadores" da Bahia.

"Mais tarde, ele falaria em entrevistas que a inspiração para a música Sympathy for the Devil veio de rituais afro-brasileiros que ele havia vistro na Bahia", diz Rodrigues.

Resposta padrão

"Ele considerava a canção um samba."

Jagger voltou ao país no final daquele ano, desta vez trazendo junto seu parceiro musical, Keith Richards, que posteriormente também se declararia influenciado pela música brasileira.

Richards teria ficado particularmente impressionado com o moderno interior paulista, lugar que o lembrou do sul dos Estados Unidos e o inspirou a compor o country–rock Honky Tonk Women.

Rodrigues diz que Jagger ainda possui um 'tesouro', uma música chamada Scalet, gravada por ele no Rio em 1976.

"Segundo aqueles que participaram da gravação, ela tem uma batida percussiva que mostra uma forte influência brasileira", diz ele.

"Infelizmente, Jagger levou a gravação original e ela não foi mais vista."

Apesar das inúmeras visitas, os Stones não se apresentaram no Brasil até 1995, mais de 30 anos após o lançamento de sua primeira música.

Rodrigues afirma que 10 anos antes do primeiro Rock in Rio, em 1985, a banda havia anunciado datas para shows brasileiros, mas os cancelou.

"Toda vez que era perguntado pela imprensa brasileira quando eles se apresentariam no Brasil, Jagger respondia ‘no ano que vem'", diz ele.

Ironia?

O vocalista foi o protagonista do fracasso de crítica e bilheterias, Running Out Of Luck, filme rodado no Rio de Janeiro em 1984.

A má-sorte continuou na década seguinte, quando o guitarrista Ron Wood estava a bordo de um barco que pegou fogo, em 1995.

Ironicamente, Wood foi resgatado pelo mesmo fotógrafo com quem havia discutido pouco antes.

Vale a pena lembrar também do filho que Jagger teve com a modelo Luciana Gimenez, que levou ao fim do casamento de 20 anos do cantor com a atriz Jerry Hall.

Nem todos os membros da banda são famosos por seus excessos. O baterista Charlie Watts é conhecido justamente por seus modos recatados.

Ele foi o primeiro stone a tocar no Brasil, em 1992, com sua banda de jazz.

Colecionador de cavalos, Watts gosta de visitor fazendas de criadores brasileiros e uma vez chegou a trazer sua mãe, durante uma turnê.

Seja por simpatia ou ironia, o fato é que o baterista costumava ser o integrante da banda mais aplaudido durante os shows dos Stones pelo público brasileiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página