Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2006 - 19h03

Semana de Moda de Londres cresce com aposta na criatividade

DENISE TELLES
da BBC Brasil

Para ter destaque no mundo da moda, em que tem que brigar com pesos pesados como Milão, Paris e Nova York, Londres aposta na criatividade como base para o crescimento experimentado nos últimos anos.

E a presença na Semana de Moda de Londres da mulher mais poderosa do mundo fashion, a editora-chefe da revista Vogue americana, Anna Wintour, reforçou a idéia de que a capital britânica está certa em seguir nesta linha.

Ela atravessou o Oceano Atlântico para conferir pela primeira vez em quatro anos o que os estilistas do lado de cá têm para mostrar.

Clique aqui para assistir a reportagem

Anna Wintour assistiu, entre outros, ao desfile da dupla Basso and Brooke, formada pelo brasileiro Bruno Basso e pelo britânico Chris Brooke.

Elogios

Ela saiu sem fazer comentários, mas nos bastidores a informação é de que, de maneira geral, ela gostou do que viu em Londres e elogiou a organização do evento.

Claro que aconteceram atrasos, mas eles já são esperados. E como a Semana de Moda de Londres está crescendo, esses atrasos devem ficar mais comuns.

Ainda falta muito, porém, para chegar ao gigantismo de Paris. Como comparação: a semana de moda da capital francesa, que começa no dia 26 de fevereiro, deve reunir 85 designers.

Em Londres, nesta temporada outono-inverno, desfilaram 48 estilistas, para um público de cerca de cinco mil pessoas. Em 1994, foram apenas 15 shows.

Tradição

A modelo Michelle Alves, que ficou famosa ao aparecer na abertura da novela Belíssima, da TV Globo, têm a experiência de participar das principais semanas de moda do mundo.

Enquanto era maquiada para o desfile de Basso and Brooke, ela descreveu qual é a principal diferença entre estas cidades.

"Os tradicionais são sempre Paris e Milão, que já têm história há muito tempo. Nova York é o lugar onde está o dinheiro. E Londres faz aquela moda rock and roll", afirma.

O designer Bruno Basso lembra que a cidade não pode pensar somente em novidade e deixar para trás a tradição.

"A gente não pode esquecer que Galliano, Westwood e McQueen, pessoas que mudaram o conceito de beleza que a gente tem hoje, vieram de Londres", diz.

Este pé no passado inspirou sua própria coleção. Segundo ele, foi uma viagem no tempo, com várias misturas, como a do rococó com literatura policial barata.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página