Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2006 - 08h59

Fotógrafo reúne 1,5 mil pessoas nuas em Caracas

da BBC Brasil

Repetindo uma cena já vista em outras grandes cidades do mundo, cerca de 1,5 mil venezuelanos tiraram suas roupas em plena rua de Caracas no último domingo, em nome da arte.

Concentrados em frente a uma estátua gigante de Simón Bolívar, eles posaram para o fotógrafo nova-iorquino Spencer Tunick, conhecido por reunir multidões sem roupa para suas obras.

Os voluntários começaram a se concentrar para a sessão de fotos ainda de madrugada. De megafone na mão, Tunick deu a ordem para que todos tirassem suas roupas pouco após o amanhecer.

Clique aqui para assistir à reportagem (em inglês)

Em pouco mais de duas horas, Tunick registrou a multidão em poses e formações diversas.

Tons de pele

Após a sessão de fotos, agradeceu aos participantes dizendo-se “fascinado com os tons de pele” que encontrou na Venezuela, segundo relato do jornal El Universal. “Obrigado por terem me acompanhado e por não terem me prendido”, disse o fotógrafo.

O trabalho de Tunick contou com a colaboração das autoridades venezuelanas, que cercaram a área para que o fotógrafo pudesse trabalhar com liberdade.

Tunick já fotografou multidões sem roupa em diversas cidades do mundo, incluindo São Paulo, Buenos Aires, Londres e Nova York.

O recorde de participação em um evento do fotógrafo foi em Barcelona, em 2003, quando 7 mil voluntários apareceram para serem fotografados.

No Brasil, em 2002, Tunick reuniu cerca de 1,2 mil pessoas sem roupa no parque Ibirapuera, em São Paulo, e se queixou da escassez de mulheres e a quase ausência absoluta de negros entre os voluntários.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página