Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2006 - 12h48

Cultura de seqüestro no Brasil vira programa da BBC

da BBC Brasil

O cotidiano da Divisão Anti-Seqüestros de São Paulo foi mostrado em documentário na emissora de televisão BBC, da Grã-Bretanha, nesta quinta-feira às 21h, horário nobre na programação nacional.

O documentário Kidnap Cops enfocou a cultura de seqüestros no Brasil.

O programa de uma hora apresentou entrevistas com os jogadores de futebol Robinho e Grafite, que tiveram parentes seqüestrados, e trouxe até mesmo depoimentos de um seqüestrador preso e de um que segue em atividade e que aparece encapuzado.

Entre as imagens mais contundentes mostradas em Kidnap Cops, estão as de vídeos feitos por seqüestradores e enviados às famílias das vítimas.

Um dos vídeos mostra os seqüestradores de Marina Souza, a mãe de Robinho, ameaçando cortar seu cabelo e os dedos de sua mão com uma faca.

"Métodos"

No programa, um atual seqüestrador fala também de seus "métodos" para melhor extorquir a família da vítima e para lidar com a polícia. Segundo ele, quando os familiares afirmam não ter dinheiro, eles "ameaçam cortar alguma coisa", para pressionar pelo pagamento de resgate.

O mesmo seqüestrador conta como ele e seus comparsas tendem a agir quando estouram o cativeiro em que mantêm suas vítimas, dizendo que eles tentam "negociar" com a polícia. Mas, segundo o entrevistado, se isso não funciona, "a gente tem que matar (a vítima) ali mesmo".

O documentário explora também a trajetória de Célio Marcelo da Silva, o "Bin Laden", que é visto em diferentes momentos. Primeiro, ameaçando vítimas em vídeos que fez para extorquir familiares, em seguida, entrevistado após ter sido preso.

"Bin Laden", que tramou o seqüestro da mãe de Robinho, afirma: "Não tenho nada contra ela, não. Ela se portou bem. Só chorava às vezes, de saudade".

No programa, os policiais da Divisão Anti-Seqüestro falam de policiais que são vítimas da violência, mas também de oficiais corruptos que atuam na corporação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página