Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2006 - 06h54

Lula estimula mudança responsável, diz Alan García ao 'Clarín'

da BBC Brasil

O jornal argentino Clarín traz entrevista nesta terça-feira com Alan García, ex-presidente do Peru e atual candidato à Presidência do país.

Na entrevista, García faz um contraste entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

De acordo com o candidato, "Lula está estimulando uma mudança responsável, algo muito positivo", ao passo que Chávez, na visão de García, "é uma grande ameaça à unidade sul-americana, financiada pelo aumento dos preços do petróleo".

García comenta que Chávez "levou o presidente boliviano (Evo Morales) a cometer grandes erros" e condena a suposta ingerência do líder venezuelano nas eleições no Peru. Segundo García, Chávez "dá dinheiro e atua como chefe de publicidade" do candidato esquerdista Ollanta Humala.

Rússia, EUA e Venezuela

O jornal russo de língua inglesa The Moscow Times afirma que a Rússia não está disposta "a ceder à pressão americana" contra a venda de armas para a Venezuela. Os Estados Unidos impuseram um embargo de vendas de armas e equipamentos militares ao país sul-americano.

O jornal ouve especialistas na área de Defesa que afirmam que o acordo comercial entre os dois países "não tornará as relações russo-americanas piores do que elas já se encontram".

Segundo o jornal, Chávez deve fechar a negociação com a Rússia para comprar aviões de guerra na visita oficial que fará ao país, nos próximos meses.

No domingo, o líder venezuelano fez um pronunciamento na TV no qual afirmou que o Exército da Venezuela estava em vias de adquirir o primeiro lote de metralhadoras russas e que até o final do ano o país contará com 100 mil rifles automáticos comprados da Rússia.

'Otimismo absurdo de Blair'

O jornal britânico The Independent escreve sobre o recém-aprovado novo governo iraquiano e do que chama de "otimismo absurdo" do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em relação à situação no país do Oriente Médio.

Ao comentar a visita surpresa de Blair ao Iraque, realizada na segunda-feira, o Independent afirma que o premiê chegou de helicóptero à chamada Zona Verde, a área fortemente guardada de Bagdá que reúne as principais instalações do governo iraquiano.

Segundo relato do jornal, quem tenta chegar por terra à Zona Verde tem de passar por oito postos de controle que contam com soldados fortemente armados, cercados por sacos de areia, arame farpado, cães farejadores e máquinas de raio-X.

O diário refuta a afirmação feita por Blair durante a visita de que agora o Iraque "conta com um governo de unidade nacional que cruza todas as fronteiras". Segundo o Independent, "o novo governo é tão dividido que cada ministério representa um feudo pertencente aos diferentes partidos políticos do país".

O jornal acrescenta ainda que das 18 províncias iraquianas, apenas 3 são consideradas seguras o suficiente para ser classificadas como "estáveis". As três províncias se encontram na região curda, ao norte do Iraque.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página