Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2006 - 18h48

Primeiras urnas indicam vitória de Uribe na Colômbia

MARCIA CARMO
da BBC Brasil, em Bogotá

As primeiras urnas abertas, minutos depois do encerramento da eleição presidencial na Colômbia, confirmam a liderança do presidente Álvaro Uribe, conforme previsto por diferentes pesquisas de opinião.

Do total de 7,22% das urnas apuradas, 30 minutos depois do encerramento da votação, Uribe recebeu 60,45% dos votos válidos no país contra 23,61% do presidenciável Carlos Gaviria, seu principal rival, do Pólo Democrático Alternativo.

Horácio Serpa, do Partido Liberal, obteve 11,79% e Antanas Mockus, 1,36% nessas primeiras urnas.

O total de votos válidos apurados, até agora, foi de 408.377 mil.

Segundo o analista Nestor Humberto Martinez, entrevistado pela emissora RCN de televisão, é cedo para saber se Uribe vencerá neste primeiro turno do pleito ou se será realizado segundo turno no dia 18 de julho.

Para o analista Fernando Cepeda, entrevistado pelo mesmo canal, o resultado pode representar a tendência final da apuração.

Pela rapidez da apuração, a expectativa é de que o resultado seja divulgado antes do esperado, por volta das 18h (20h em Brasília) deste domingo.

No hotel Tequendama, no centro de Bogotá, começam a chegar eleitores de Uribe, onde espera-se que ele faça pronunciamento assim que sair o resultado oficial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página