Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2006 - 22h49

Uribe é reeleito para presidência da Colômbia

MARCIA CARMO
da BBC Brasil, em Bogotá

A Comissão Eleitoral da Colômbia anunciou que o presidente Alvaro Uribe foi reeleito para a presidência do país neste domingo com 62% dos votos.

Com mais de 90% das urnas apuradas, Uribe foi reeleito para mais quatro anos de mandato, como já anunciam as emissoras de televisão colombianas.

Uribe obteve mais de 60% dos votos válidos, superando a previsão das pesquisas de opinião.

O dia transcorreu em meio à forte esquema de segurança e não foram registrados incidentes violentos.

Na apuração - cuja rapidez superou as expectativas - o segundo colocado, Carlos Gavíria, do Pólo Democrático Alternativo, obteve 22,13% dos votos.

Horácio Serpa, que disputou a presidência pela terceira vez pelo Partido Liberal, recebeu 11,91% dos votos do total apurado e Antanas Mockus, da Aliança Social Indígena, 1,41%.

Para os analistas, como Nestor Humberto Martinez, entrevistado pela emissora RCN de televisão, o resultado mostra que não houve uma eleição, mas um “plebiscito” que aprova a gestão de Álvaro Uribe.

Uribe será o primeiro presidente da Colômbia a repetir o mandato em mais de um século.

Eleitores de Uribe se reuniram no hotel Tequendama, no centro de Bogotá, onde ele ia fazer um pronunciamento após o anúncio do resultado final.

Ao mesmo tempo, nas ruas da capital colombiana, alguns buzinam para comemorar, numa campanha que foi classificada de apática por diferentes analistas, já que a vitória de Uribe era o resultado previsto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página