Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2006 - 07h19

Colômbia mostra à América do Sul como votar, diz "Telegraph"

da BBC Brasil

O jornal britânico "Daily Telegraph" afirma em editorial nesta terça-feira que ao reeleger o presidente Álvaro Uribe, a "Colômbia mostrou à América do Sul como votar".

O diário comenta que a vitória de Uribe mostra que a "guinada sul-americana" para a esquerda não é inevitável, uma vez que o líder colombiano é "um conservador pró-mercado, pró-americano e defensor da lei e da ordem que durante quatro anos de mandato combateu os paramilitares colombianos e enxugou o Estado".

A publicação argumenta que não foram as recentes reformas de mercado que fizeram com que os sul-americanos se voltassem contra os políticos tradicionais, mas sim "a corrupção sistemática que precedeu essas reformas".

De acordo com o "Telegraph", "populistas antiianques" da região, como Evo Morales, na Bolívia, e Hugo Chávez, na Venezuela, "estão se beneficiando do ceticismo em relação à classe política", mas o jornal comenta que esse ceticismo é provocado "não pela desregulamentação econômica, mas sim pelo seu extremo oposto: o excesso de poder do Estado".

Segundo o diário, "um governo que possui grandes indústrias e práticas paternalistas quase que por definição será mais corrupto do que um que prega um Estado reduzido, como o que Uribe está construindo na Colômbia".

O "Daily Telegraph" conclui afirmando que é possível "garantir direitos de propriedade, atrair investimento e, dessa forma, impulsionar o crescimento. Fazer isso é uma garantia de popularidade maior do que qualquer retórica revolucionária".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página