Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2006 - 05h33

Reforma agrária boliviana 'joga fazendeiros contra Morales'

da BBC Brasil

O jornal britânico Financial Times afirma em sua edição desta terça-feira que o projeto de reforma agrária do governo da Bolívia está lançando os fazendeiros do país "em uma briga contra o governo de Evo Morales".

O diário comenta que o plano do governo Morales de redistribuir cerca de 20 milhões de hectares de terras "opõe o governo esquerdista aos interesses de proprietários de terras ricos e conservadores do sudeste do país".

Por extensão, acrescenta o jornal, a medida opõe também "a maioria indígena da Bolívia contra uma elite formada por descendentes de europeus e mestiços".

Segundo o Financial Times, apesar de o governo de Morales haver dito que só pretende redistribuir terras improdutivas, fazendeiros temem que proprietários de terras tentarão copiar a reforma agrária da Venezuela, "onde o governo de Hugo Chávez se apropriou de grandes propriedades rurais e deu apoio velado a invasões de terras por parte de seus aliados".

Eleições no Peru

O jornal espanhol ABC afirma que a vitória do ex-presidente Alan García nas eleições presidenciais peruanas deste fim de semana representou "o triunfo do mal menor".

Segundo o jornal, nem nos mais "estrambólicos pesadelos se imaginava que no Peru se voltaria a eleger com alívio alguém que há 16 anos deixou o país afogado em sangue, com a guerrilha às portas de Lima e com uma inflação de 7.000%".

De acordo com o ABC, "obrigados a escolher entre o mal e o pior, os peruanos tiveram que acreditar na promessa do candidato do Apra, nem que tenha sido só para evitar a chegada ao poder do populista e neoindigenista Ollanta Humala, que apóia abertamente Hugo Chávez".

O ABC afirma que é tão evidente o que representa o eixo Chávez-Castro-Morales, que "a maioria dos peruanos não teve dúvidas de que por mais males que García cometa em seu novo mandato, terá mais possibilidades de êxito do que as excêntricas receitas de êxito de Humala, que segue as pregações do caudilho bolivariano".

O diário americano Washington Post afirma que a vitória de García foi uma derrota para Chávez e acrescenta que "os eleitores peruanos optaram por preservar as políticas de livre mercado de líderes como Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Michelle Bachelet, do Chile".

Palestinos suicidas

O jornal britânico The Independent traz uma reportagem de capa sobre a ação de militantes suicidades palestinos que têm se infiltrado no Iraque para realizar atentados suicidas.

De acordo com a reportagem, 26 palestinos vindos de dois campos de refugiados no Líbano realizaram "operações de martírio".

O jornal afirma ter tido acesso a um vídeo que mostra palestinos sendo treinados no Iraque para realizar atentados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página