Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2006 - 14h49

Brasil sai da lista dos dez destinos preferidos de guia europeu

da BBC Brasil

O Brasil saiu da lista dos dez destinos que os turistas estrangeiros mais gostariam de visitar na sua próxima viagem, sugere uma enquete feita pelo Lonely Planet, um dos principais guias de turismo da Europa.

Em um ano, o país passou do segundo lugar no ranking dos --próximos destinos-- para o 14º.

Para Tom Hall, o responsável pelo Setor de Informações do Lonely Planet, a mudança não reflete necessariamente uma piora da imagem do Brasil no exterior, mas sim um ressurgimento de --destinos clássicos--, como Austrália e Estados Unidos, que ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar.

"Destinos da moda vão e vêm, mas os clássicos continuam", escreveu Hall numa nota dilvulgada à imprensa.

Destino "maduro"

Em entrevista à BBC Brasil, o especialista disse não acreditar que o Brasil seja --um destino da moda--, embora reconheça que o interesse pelo país já não seja tão grande quanto no ano passado.

"No ano passado houve uma explosão enorme do Brasil como um destino turístico. Acho que isso aconteceu porque as pessoas se deram conta do quanto o Brasil tem a oferecer, mas acho que agora elas estão percebendo que (visitar) o Brasil requer mais tempo, que envolve uma viagem longa", disse o especialista.

Para Hall, o Brasil pode ser considerado um destino turístico "maduro", mas deveria investir mais na divulgação de coisas "únicas" que oferece e que são menos conhecidas no exterior.

Na opinião do especialista, órgãos públicos como Secretarias de Turismo insistem na divulgação das idéias já conhecidas, como o Carnaval, mas promovem pouco o ecoturismo, por exemplo.

"Acho que as pessoas não sabem onde obter informações sobre ecoturismo", disse Hall.

A enquete, que começou a ser feita no ano passado, foi respondida por 33 mil pessoas que visitaram o site do Lonely Planet entre março e maio deste ano. Segundo a empresa, participaram internautas de 170 países. Tom Hall, porém, ressalva que os leitores do guia estão concentrados na Europa e na América do Norte.

A maioria dos que responderam (42%) já visitaram entre 11 e 20 países e citam a vontade de "explorar novas culturas" (89%) como uma das principais razões pelas quais viajam.

O especialista não acha que a divulgação de notícias sobre a onda de violência em São Paulo no mês passado tenha levado turistas estrangeiros a excluir o Brasil dos seus planos de viagem.

"Eu não acho que isso tenha tido um impacto. Acho que as pessoas vêem os riscos no Brasil como no resto da América do Sul."

Aliás, o subcontinente todo saiu perdendo entre as enquetes de 2005 e 2006. No ano passado, havia quatro países latino-americanos (Brasil, Chile, Peru e Cuba) entre os dez destinos mais populares. Neste ano, não houve nenhum.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página