Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2006 - 15h58

Brasil vence Gana e avança na Copa

da BBC Brasil

A seleção brasileira derrotou a de Gana por 3 a 0 nesta terça-feira, em Dortmund, e se classificou para as quartas-de-final da Copa do Mundo.

O adversário do Brasil será o vencedor da partida a ser disputada hoje à noite, entre França e Espanha.

O placar dilatado pode dar uma idéia errada do que foi a partida. Os três gols brasileiros foram marcados em jogadas de contra-ataque. Os dois times tiveram diversas oportunidades de gol.

O time brasileiro começou bem a partida, impondo seu toque de bola com uma série de passes e desolcamentos entre os homens de meio-campo, e boa movimentação dos dois atacantes, Adriano e Ronaldo.

Contra-ataque

Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, em mais um contra-ataque brasileiro, o meia Kaká, deu um belo passe para Ronaldo no meio da zaga ganense que parou pedindo um impedimento que não havia.

Clique aqui para ver o Replay Virtual dos gols do Brasil

Ronaldo se livrou do goleiro Kingson com um drble de corpo e tocou para o gol vazio. Era o terceiro gol de Ronaldo nesta Copa do Mundo e o 15º do atacante em Mundiais, superando a marca do alemão Gerd Müller.

Aos 12 minutos, Zé Roberto roubou a bola no meio de campo, puxou um novo contra-ataque, deixando Adriano em excelente posição para marcar.

Mas o atacante se atrapalhou, perdeu a bola para o goleiro ganense e ainda tentou cavar um pênalti, sendo punido com um cartão amarelo pelo juiz.

Domínio

Aos poucos o time de Gana foi neutralizando a troca de passes do meio-campo brasileiro e chegou a criar várias oportunidades de gol, aproveitando-se da instabilidade do miolo da zaga do Brasil.

Numa dessas jogadas o goleiro Dida salvou com um pé e com muita sorte, uma cabeçada do atacante Amoah que parecia ter destino certo.

Plantada em uma formação defensiva, a seleção brasileira deixou apenas Adriano e Ronaldo à frente e passou a explorar os contra-ataques como única jogada de ataque.

A tética deu mais espaço para a movimentação do meio de campo de Gana que chegou a criar jogads de perigo.

Aos 45 minutos, novo contra-ataque pela direita se aproveitando da desarrumação da defesa de Gana. A jogada terminou nos pés do lateral Cafu que cruzou para o complemento de Adriano.

Os jogadores ganenses reclamaram de posição irregular de Adriano mas o gol foi confirmado.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico Parreira fez entrar Gilberto Silva no lugar de Emerson.

A seleção brasileira parecia acomodada com o resultado e pouco arriscava jogadas de ataque.

Com a obrigação de virar o jogo, Gana tentou pressionar o time brasileiro em seu campo de defesa e chegou a criar boas oportunidades de gol, todas entretanto desperdiçadas por finalizações equivocadas de seus atacantes.

Aos 15 minutos, o meia Juninho entrou no lugar de Adriano, liberando Ronaldinho para atuar mais próximo a Ronaldo.

Sentindo a fraqueza do adversário, o Brasil foi retomando o controle da partida ajudado pelo maior número de jogadores no meio de campo.

Expulsão

Aos 35 minutos, o atacante ganense Gyan, recebeu o segundo cartão amarelo por simular uma falta inexistente.

Em seguida, Parreira colocou Ricardinho em campo no lugar de Kaká.

Várias oportunidades foram criadas e desperdiçadas pelos jogadores brasileiros. Na primeira delas, Ronaldinho deu um passe em profundidade para Roberto Carlos que não conseguiu encobrir o goleiro ganense.

Cafu e Juan também desperdiçaram oportunidades frente á frente com o goleiro Kingson.

Mas aos 39 minutos, um passe de Ricardinho deixou Zé Roberto sozinho diante do goleiro, a defesa de Gana parou pedindo impedimento e o meia só teve o trabalho de se livrar do goleiro e tocar para o gol vazio.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página