Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 07h22

Obrador alega irregularidades em apurações no México

CLAUDIA JARDIM
da BBC Brasil, na Cidade do México

O candidato de centro-esquerda à presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou ter havido irregularidades no Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (Prep), rejeitando as cifras que indicam como vencedor das eleições o conservador Felipe Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN).

López Obrador, da Aliança para o Bem de Todos, apresentou cópias de atas de centros de votação que, segundo ele, não coincidem com as cifras que o Prep apresentou. “Não se sabe onde estão 3 milhões de votos”, afirmou durante entrevista coletiva, não descartando a possibilidade de uma contestação judicial caso Calderón seja declarado vitorioso de imediato.

De acordo com o Prep, com quase todos os votos apurados, a diferença entre os candidatos é de 1%. O conservador Felipe Calderón tem 36,37% e López Obrador recebeu 35,37% dos votos.

Faltam ser processados pelo sistema de contagem rápida 2.387 centros de votação de um total de 130 mil instalados no país.

O porta-voz do Partido Ação Nacional (PAN), César Nava Vázquez, exigiu que o Instituto Federal Eleitoral (IFE) declare Felipe Calderón como vitorioso. "Em democracia se ganha por um voto. Mais ainda por 400 mil votos", afirmou Vásquez, em referência à vantagem de Calderón sobre López Obrador.

Em caso de contestação do resultado, o Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário do México deve decidir até 6 de setembro quem é o vencedor do pleito, ordenando inclusive uma contagem voto a voto.

Em relação ao Congresso, os resultados preliminares indicam que o PAN será o partido mais forte nas duas câmaras, mesmo que sem maioria absoluta.

Por outro lado, nesta segunda-feira foi verificada uma reação positiva nos mercados financeiros, com uma valorização do peso mexicano, o que pode indicar que o setor acredita na vitória do candidato da situação, Calderón.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página