Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 12h39

México: diminui diferença entre Calderón e Obrador

MARIUSA REYES
da BBC Brasil, no México

A diferença entre o candidato conservador, Felipe Calderón, e o centro-esquerdista Andrés Manuel López Obrador se reduziu na noite desta terça-feira, com a incorporação dos votos contidos em atas que não haviam sido somadas anteriormente aos resultados preliminares.

O Instituto Federal Eleitoral (IFE) divulgou as novas cifras que incluem 2,5 milhões de votos contidos em atas de votação que estavam guardadas no chamado "arquivo de inconsistências" e que não haviam sido somadas no devido tempo aos dados eleitorais preliminares.

Nestas atas, Felipe Calderón alcançou 743,795 mil votos e López Obrador 888,971 mil, o que encurta a distância entre os dois de 1,04 para 0,64 ponto percentual, uma diferença de 257,532 mil votos.

Os resultados modificam substancialmente as porcentagens da votação presidencial até o momento.

Calderón continua à frente com 35.91%, mas agora López Obrador se aproxima com 35.29%.

Na segunda-feira, o Programa de Resultados Eleitorais Preliminares do IFE havia mostrado uma tendência a favor de Calderón por 402,7 mil votos sobre o rival do Partido da Revolução Democrática.

O novo anúncio das autoridades eleitorais foi feito apenas 24 horas depois que Andrés Manuel López Obrador denunciou que cerca de 3 milhões de votos haviam "desaparecido" e afirmou que exigiria a recontagem manual dos votos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página