Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2006 - 08h19

Divulgado vídeo de suicida de Londres; assista

da BBC Brasil

Um vídeo mostrando um dos responsáveis pelos ataques ao sistema de transporte de Londres em 2005, Shehzad Tanweer, foi divulgado pela rede de televisão Al-Jazeera.

Tanweer, que era da cidade de Leeds, matou sete pessoas em um trem na estação de Aldgate durante os ataques do dia 7 de julho de 2005.

"O que vocês testemunharam agora é apenas o começo de uma série de ataques que vão continuar e serão mais fortes", afirma Tanweer no vídeo.

Veja o vídeo

A polícia afirma que a divulgação do vídeo na véspera do aniversário de um ano dos ataques visa causar "o máximo de dor".

Sotaque

Falando com um sotaque da região de Yorkshire, Tanweer afirma que os ataques vão continuar "até que vocês retirem suas forças do Afeganistão e do Iraque".

O vídeo, cuja divulgação foi anunciada em uma página islâmica na internet, inclui uma declaração de Ayman al-Zawahiri, o segundo na hierarquia da organização al-Qaeda, e do americano Adam Gadahn, também conhecido como Azzam al-Amriki.

Autoridades americanas acreditam que Gadahn está comandando uma operação de propaganda al-Qaeda.

No vídeo, Tanweer também se refere aos que não seguem o islamismo na Grã-Bretanha.

Por estas pessoas terem votado em um governo que "continua a oprimir nossas mães, filhos, irmãos e irmãs na Palestina, Afeganistão, Iraque e Chechênia", eles merecem ser atacados.

As imagens mostram pessoas acendendo explosivos e armadas além de imagens de um homem não identificado desenhando círculos em um mapa de Londres.

O vídeo de Tanweer é muito semelhante ao vídeo mostrando outro responsável pelos ataques, Mohammad Sidique Khan, divulgado em setembro de 2005.

Os dois estavam vestidos de forma semelhante, incluindo os lenços na cabeça, e os vídeos tinham o mesmo logotipo "al-Sahab", que seria uma assinatura das gravações feitas pela al-Qaeda.

Envolvimento

O vídeo pode dar mais peso à teoria de que a al-Qaeda seria responsável pelos ataques em Londres, segundo o correspondente de segurança da BBC, Frank Gardner.

Andy Hayman, comissário-assistente da Scotland Yard, disse que a polícia sabe da existência do vídeo e as imagens fazem parte da investigação.

"Não há dúvidas de que a divulgação do vídeo neste momento pode causar o máximo de dor e sofrimento para as famílias e amigos das vítimas dos ataques e para as centenas de pessoas que ficaram feridas."

"Temos certeza de que a maioria das comunidades está unida na condenação de qualquer tentativa para justificar os ataques terroristas do ano passado em Londres", disse Hayman.

Um sobrevivente do ataque na estação de metrô de Edgware Road, Jacqui Putnam, disse que as cerimônias para marcar o primeiro ano do ataque não serão prejudicadas pelo vídeo.

"Nada vai ofuscar este aniversário. Amanhã (sexta-feira) vamos estar de luto pelos mortos e mostrar que eles não vão nos intimidar", disse.

A família de Shehzad Tanweer foi informada pela polícia a respeito do vídeo na quinta-feira pela manhã. Eles não fizeram comentário a respeito.

Tanweer, de 22 anos, era formado em ciências do esporte e tinha como interesses jiu-jitsu e críquete.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página