Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2006 - 14h16

'Insulto' a Zidane será revelado em breve, diz agente

da BBC Brasil

O meia da seleção da França Zinedine Zidane prometeu revelar “nos próximos dias” o misterioso insulto que o levou a perder o controle e dar uma cabeçada no zagueiro italiano Marco Materazzi, antes de ser expulso da final da Copa do Mundo.

A informação foi passada ao canal BBC Five Live Sport pelo agente do craque, Alain Migliaccio.

“Ele contou que Materazzi disse algo muito sério, mas não disse o quê”, afirmou Migliaccio, que esteve em contato com Zidane na madrugada desta segunda-feira.

“[Zidane] é um homem que normalmente deixa passar as coisas, mas no domingo à noite algo explodiu dentro dele. Tudo será esclarecido na semana que vem.”

Arbitragem Big Brother

A Fifa negou que tenha usado imagens de vídeo para punir Zidane, que após o suposto insulto de Materazzi recebeu cartão vermelho do árbitro argentino Horácio Elizondo.

O incidente não foi testemunhado pelo juiz, mas pelo quarto árbitro, segundo a versão contada à BBC pelo porta-voz da entidade, Andreas Herren.

“Definitivamente, não houve evidência em vídeo. O quarto árbitro viu diretamente o incidente envolvendo Zidane, e avisou o árbitro principal, Elizondo. O juiz esperou a situação se esclarecer um pouco antes de tomar qualquer atitude”, declarou Herren.

Desfile de insultos

As razões que levaram Zidane, tido na França como um adepto do jogo limpo e respeitoso, permaneceram obscuras mesmo após o fim da partida, o que suscitou especulações e versões distintas na imprensa ao redor do mundo.

De acordo com o diário britânico The Guardian, Materazzi teria chamado Zidane de terrorista, uma forma ofensiva de se referir às origens argelinas do craque francês.

Já o programa Fantástico, da TV Globo, levou a fita a um especialista em leitura labial, e garantiu que o zagueiro italiano chamara a irmã de Zidane de prostituta.

Na imprensa francesa, correm versões de que o insulto se dirigira à mãe do jogador.

O pai do zagueiro italiano defendeu o filho, argumentando que a provocação partira de Zidane.

“Ele me disse que havia sido provocado, como se eles tivessem alguma coisa contra ele”, declarou Giuseppe Materazzi.

“Não quero criar controvérsia, mas há coisas que têm de ser ditas em vez de apenas apontar o dedo e colocar uma mancha negra sobre um pessoa.”
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página