Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2006 - 18h17

Relatório pede indiciamento de policiais no caso Jean Charles

da BBC Brasil

A Comissão Independente de Queixas contra a Polícia (IPCC, sigla em inglês) recomendou ao Ministério Público britânico que os policiais envolvidos na morte do brasileiro Jean Charles de Menezes sejam indiciados por homícídio culposo.

Segundo informações levantadas pela BBC nesta quinta-feira, o relatório pede que o Ministério Público considere o indiciamento da comandante Cressida Dick, que chefiou a operação no dia da morte de Jean Charles, e dos dois policiais que atiraram nele.

O Ministério Público está analisando um relatório preparado pela IPCC desde janeiro e a decisão final sobre o caso será anunciada nesta segunda-feira.

Jean Charles de Menezes, que tinha 27 anos, foi morto pela polícia na estação de metrô de Stockwell, no sul de Londres, um dia depois das tentativas fracassadas de ataques terroristas no sistema de transporte da cidade, no dia 21 de julho de 2005. Ele levou sete tiros na cabeça.

Evidências

O conteúdo do relatório entregue à promotoria não foi tornado público. Mas informações vazadas à imprensa dizem que ele aponta uma série de erros cometidos pela polícia e que Jean Charles acabou sendo morto por uma falha de comunicação.

Mas as informações são de que as evidências apresentadas no relatório do IPCC para dar suporte à recomendação de indiciamento não são suficientemente fortes --pessoas que leram o relatório disseram que ficariam surpresas se a promotoria anunciasse na segunda-feira que vai incriminar os policiais.

Os investigadores do IPCC entrevistaram vários oficiais da polícia de Londres, de várias patentes, a respeito da morte de Jean Charles, mas não entrevistou o chefe da polícia de Londres, Ian Blair.

A comissão está realizando uma investigação à parte para verificar como Ian Blair tratou do caso.

Todos os 30 passageiros que estavam no trem do metrô quando Jean Charles foi baleado foram entrevistados, e a IPCC coletou um total de 600 declarações escritas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página