Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2006 - 15h28

Kia Joorabchian admite interesse na compra do West Ham

da BBC Brasil

O investidor iraniano Kia Joorabchian admitiu nesta terça-feira que tem interesse na compra do West Ham, clube inglês que contratou os jogadores argentinos Carlitos Tevez e Javier Mascherano.

Em um comunicado enviado à Bolsa de Londres, Kia reconheceu que pode fazer uma proposta pelo clube, mas disse que isso ainda demoraria algum tempo.

"Kia Joorabchian gostaria de esclarecer que não descarta a opção de fazer uma proposta pelo West Ham United", diz a nota. "Não pode haver nenhuma certeza de que uma oferta será feita ou em que termos qualquer proposta seria feita."

Os primeiros indícios sobre o interesse do iraniano pelo West Ham surgiram há um ano, quando Kia representava a MSI. Na época, os envolvidos na negociação não conseguiram chegar a um acordo sobre o valor da proposta.

Após as recentes transferências de Tevez e Mascherano, que estavam no Corinthians e tinham seus passes controlados por Kia, as especulações sobre a possível compra do West Ham voltaram à tona.

Em um comunicado enviado à Bolsa de Londres na sexta-feira, o West Ham afirmou que qualquer negociação de venda do clube não teria nenhuma "ligação contratual" com a chegada da dupla argentina.

Investidores

O empresário georgiano Badri Patarkatsishvili também confirmou em um comunicado que estuda a possibilidade de investir no West Ham junto com Kia.

"É verdade que Kia Joorabchian é meu amigo e fizemos negócios juntos no passado", diz a nota. "Nesse momento, não estou envolvido em nenhuma oferta pelo West Ham, mas estou pensando nisso e não posso excluir essa possibilidade no futuro."

Kia teria se desligado da MSI em junho, mas sua ligação com Tevez e Mascherano e a polêmica transferência dos argentinos para o clube inglês reforçaram os rumores sobre uma transação maior.

Há relatos não confirmados de que o iraniano de 35 anos estaria formando um consórcio de investidores do Oriente Médio.

Além de Patarkatsishvili, Kia também já teve relações estreitas com o oligarca russo Boris Berezovsky, que conseguiu asilo político em Londres e já parceiro de negócios do bilionário Roman Abramovich, dono do Chelsea, equipe da capital britânica.

Berezovsky insiste que não tem interesse em investir no West Ham agora ou no futuro.

Reforços argentinos

Na manhã desta terça-feira, Tevez e Mascherano foram oficialmente apresentados como novos reforços do West Ham.

"Ficamos muito felizes em receber a oferta do West Ham", disse Mascherano, que vestirá a camisa 16 do clube inglês. "Não achei que seria uma transferência polêmica. Tínhamos outras ofertas, mas elas não se concretizaram."

Já Tevez, que terá o número 32 na camisa, tentou minimizar a reação da torcida do Corinthians à decisão do atacante de abandonar o clube depois de se desentender com o treinador Emerson Leão.

"Eu não queria deixar o Corinthians", disse o argentino. "Mas as circunstâncias e as promessas que eles fizeram para mim não foram cumpridas. Por isso, saí. Eu me sinto mal pelos torcedores, mas a direção do Corinthians não demonstrou respeito por mim e não respeitou os acordos."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página