Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2006 - 16h33

Milão lança código de conduta contra modelos 'anoréxicas'

da BBC Brasil

A capital italiana da moda, Milão, anunciou um novo código de conduta para evitar que as modelos fiquem magras demais.

O anúncio, feito na abertura da Semana da Moda de Milão, ocorre após a proibição pelo governo da Espanha de modelos consideradas magras demais durante a Semana da Moda de Madri, há duas semanas.

O código de Milão, que deve entrar em vigor para a próxima edição do evento, em fevereiro, vai exigir que as modelos apresentem um certificado médico confirmando que estão saudáveis.

Uma funcionária do governo local disse que a medida tem como objetivo convencer as agências de modelos e os estilistas de abandonar o que ela classificou como “o fenômeno da anorexia”.

Apoio da prefeita

A iniciativa de combater a imagem de modelos anoréxicas teve o apoio também de Letizia Moratti, a primeira mulher prefeita de Milão.

Segundo o correspondente da BBC em Milão Mark Duff, as modelos na abertura da Semana da Moda de Milão pareciam menos esqueléticas do que as que costumavam desfilar nas edições passadas.

O código também tem algumas medidas com o objetivo de proteger as jovens de exploração por agências de modelos inescrupulosas. As meninas em idade escolar terão que ser acompanhadas pelos responsáveis.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página