Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2006 - 10h22

Livro traz receitas aprovadas pelo príncipe Charles

da BBC Brasil

A empresa de comida orgânica do príncipe Charles, a Duchy Originals, lançou nesta quinta-feira um livro de receitas aprovadas pessoalmente pelo herdeiro do trono britânico.

A publicação inclui receitas como a de uma torta de tâmaras e nozes - uma das sobremesas favoritas de sua avó, a rainha mãe - e a de um coquetel feito com gim, calvados, maçãs, cerejas e xarope de romãs.

Lendas reais também fazem parte do livro, que traz uma versão para a receita de "torta da dama de honra". Reza a lenda que o doce foi usado pela então dama de honra Ana Bolena para conquistar Henrique 8º e se tornar sua segunda esposa.

Combate à comida sem alma

No prefácio do livro, o príncipe Charles falou de seus esforços para reconectar consumidores e fazendeiros e expressou sua preocupação com "a comida sem alma, de produção em massa, que domina a dieta moderna".

Foi o interesse em preservar o meio ambiente e em manter o modo mais artesanal de se preparar a comida que levou o príncipe a fundar a marca Duchy Originals há 16 anos.

O primeiro produto lançado foi um biscoito de aveia feito apenas com ingredientes naturais, cuja receita levou 18 meses para ser desenvolvida.

Hoje, a empresa tem mais de 200 produtos, de alimentos a cremes de beleza, e todo o lucro obtido com as vendas é doado para instituições de caridade.

"Por muito tempo senti que o principal problema com a cultura alimentar neste país é a separação histórica entre o consumidor e a terra, e espero que a indústria de alimentos lute para diminuir esta distância", disse o príncipe no livro.

Ovos

Os autores do livro, Johnny Acton e Nick Sandler, selecionaram cem receitas usando produtos de cada uma das quatro estações, depois de visitarem fazendeiros e produtores que trabalham com a marca Duchy Originals.

Cada um dos pratos apresentados - como as lingüiças orgânicas assadas com mel e mostarda e o pudim de pão e manteiga - tem um toque tipicamente britânico.

Mas, de acordo com a editora do livro, a publicação não inclui dicas sobre como preparar ovos cozidos moles no ponto certo.

O conhecido jornalista britânico Jeremy Paxman afirmou recentemente que o príncipe Charles era especialmente exigente com seus ovos cozidos.

Os funcionários da família real teriam que cozinhar sete deles todas as manhãs para que o herdeiro do trono escolhesse aquele que o agradasse mais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página