Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2006 - 14h30

Vietnã se protege para a chegada do tufão Xangsane

da BBC Brasil

Cerca de 180 mil vietnamitas começaram a ser evacuados por causa da chegada do tufão Xangsane, que matou 61 pessoas nas Filipinas.

Xangsane deve atingir o Vietnã no início deste domingo.

A Defesa Civil disse que nove províncias do país estão em alerta, com barcos pesqueiros sendo chamados de volta para os portos.

Segundo o correspondente da BBC em Hanói, a ação do governo é uma resposta às críticas sofridas depois do tufão Chanchu, em maio deste ano

Na ocasião, mais de 200 pescadores morreram por não terem sido alertados sobre a aproximação da tempestade.

Casas destruídas

O Xangsane, que traz ventos de mais de 130 km/h, castigou as regiões central e norte das Filipinas, no começo desta semana.

Centenas de casas foram destruídas, com enchentes deixando pontes e estradas sem condições de uso. Dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas.

O Xangsane foi o tufão mais forte a atingir a capital filipina, Manila, nos últimos 11 anos, onde escolas e repartições públicas permaneceram fechados na sexta-feira, enquanto equipes de emergência restebaleciam o fornecimento de energia e limpavam o lixo.

Deslizamentos

O prefeito de Manila classificou o Xangsane como sendo “uma das piores devastações que a cidade já sofreu”.

A presidente Gloria Arroyo chamou uma reunião de emergência e determinou que serviços básicos fossem restaurados em ritmo de emergência.

Até agora, se calcula o número de desabrigados em torno de 60 mil.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página