Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2006 - 19h30

Síria e Irã podem ajudar para a paz, diz presidente iraquiano

da BBC

O presidente iraquiano, Jalal Talabani, disse em entrevista à BBC que acredita que a violência no Iraque poderia acabar "em alguns meses" caso o Irã se unisse à Síria para estabilizar o país.

"Se o Irã e a Síria estivessem envolvidos na ajuda ao povo iraquiano, seria o começo do fim do terrorismo e [isso] daria segurança ao Iraque em alguns meses", afirmou Talabani na entrevista, transmitida nesta terça-feira.

A sugestão teria vindo de um grupo de especialistas americanos que estariam analisando um pedido de mudança na política americana para o Iraque.

O grupo, liderado pelo ex-secretário de Estado americano James Baker, também afirmou que "manter o curso" no Iraque não é sustentável.

Talabani afimou que não se importa se o grupo recomendar uma retirada antecipada ou em fases das tropas de coalizão liderada pelos Estados Unidos no Iraque. "Tenho certeza de que ninguém vai decidir se retirar rapidamente do Iraque", disse Talabani.

Alternativas

A comissão liderada por Baker deve entregar um relatório nos próximos meses e estaria analisando duas opções envolvendo uma reversão da postura do governo Bush no Iraque.

Baker, que foi o secretário de Estado no governo de George Bush, pai do atual presidente, afirmou que o grupo ainda não chegou a uma conclusão definitiva, mas indicou a direção de pensamento do grupo em recentes entrevistas.

"Nossa comissão acredita que existem alternativas entre as já divulgadas, as alternativas que já foram colocadas no debate político, como 'manter o curso' ou 'cortar e fugir'", disse Baker ao canal americano de televisão ABC.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página