Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2006 - 13h34

Sebastião Salgado promove debate sobre existência humana

da BBC Brasil

O fotógrafo Sebastião Salgado visitou, desde 2004, paisagens paradisíacas no mundo todo e o resultado --o projeto Genesis-- está exposto no Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte até 19 de novembro.

Segundo o fotógrafo o projeto é longo. A primeira etapa tem duração prevista de oito anos. Na exposição estão 55 registros em preto e branco coletados em locais que vão do Congo ao arquipélago de Galápagos.

O projeto teve seu lançamento em Vitória, Espírito Santo, no primeiro semestre de 2006 e conta com o apoio da Unesco, Arcelor do Brasil e secretarias do Meio Ambiente e da Educação de Minas Gerais, entre outros.

Clique aqui para ver imagens do Projeto Genesis

Sebastião Salgado, de 62 anos, busca demonstrar, através da criação do projeto, que ainda é possível enxergar o florescimento do equilíbrio ecológico mundial e da coexistência harmônica entre homem e natureza.

O fotógrafo capturou imagens das espécies de animais que resistiram à domesticação, das tribos remotas cujo modo de vida permanece intocado e exemplos sobreviventes das mais antigas formas de comunidades humanas. Com isso Salgado pretende promover um debate a respeito da existência humana.

A reflexão sobre biodiversidade, sociodiversidade e conservação ambiental foi mostrada como fator fundamental para que o cidadão cumpra seu papel em uma sociedade sustentável.

O projeto do fotógrafo busca associar temas sociais, econômicos e políticos ao ideal de preservação, sendo que o objetivo principal é educar crianças, jovens e adultos quanto ao modo responsável de organizarem suas vidas e se relacionarem com suas comunidades.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Sebastião Salgado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página