Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 07h04

Chávez inicia pelo Brasil visita a sócios do Mercosul

DENIZE BACOCCINA
da BBC Brasil, em Caracas

O presidente venezuelano Hugo Chávez inicia nesta quarta-feira sua primeira viagem aos sócios do Mersocul depois de reeleito neste domingo.

A intenção, segundo ele, é discutir assuntos ligados à integração sul-americana, como os projetos já existentes de exploração de petróleo em conjunto pela Petrobras e pela PDVSA e a idéia de criar o gasoduto do sul, ligando o continente da Venezuela à Argentina.

Chávez cumpre o que anunciou na visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, três semanas antes do pleito na Venezuela.

“Lula fez à Venezuela sua primeira viagem depois de reeleito e eu vou fazer ao Brasil minha primeira viagem depois de reeleito”, disse.

Agenda

Nesta terça-feira, Chávez disse que vai se encontrar nesta quarta-feira à noite com Lula e “passar o dia trabalhando” no dia seguinte, antes de ir a Buenos Aires para se encontrar com o presidente Néstor Kirchner, a caminho da reunião de cúpula da Comunidade de Países da América do Sul (Casa), a partir de sexta-feira.

Ele falou com orgulho sobre a participação da Venezuela no Mercosul. “Há oito anos, quando fui eleito pela primeira vez, fui a Brasília me encontrar com Cardoso (o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso) e pedi para entrar no Mercosul. “E agora somos membros do Mercosul”, afirmou.

Chávez disse que a viagem ao Brasil tem o objetivo de “acelerar tudo”, em referência aos projetos de integração regional, como o Banco do Sul, a Telesur, o gasoduto do sul, a Alternativa Bolivariana para os Povos da América (Alba).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página