Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2007 - 10h39

Crescimento imobiliário no Nordeste atrai estrangeiros, diz "El País"

da BBC Brasil

Um crescimento imobiliário no Nordeste brasileiro está atraindo investimentos de construtoras estrangeiras, animadas com a aplicação de recursos na infra-estrutura para atrair turistas, segundo relata reportagem publicada nesta sexta-feira pelo diário espanhol "El País".

“Na região brasileira de Natal há umas 70 imobiliárias desenvolvendo projetos. E nos últimos dois anos muitas empresas estrangeiras, e algumas espanholas, parecem ter descoberto nesta zona carioca (sic) seu Eldorado particular”, diz a reportagem.

O jornal observa que Natal “é a região mais próxima à Europa, a apenas oito horas de vôo” e que a inauguração de um novo aeroporto internacional, prevista para daqui a dois anos, permitirá “um fluxo maior de turistas que procuram desfrutar de um lugar com temperaturas médias de 26 graus o ano todo”.

Segundo a reportagem, rendimentos potenciais de até 20% ao ano vêm atraindo investidores suecos, americanos, ingleses, italianos e espanhóis, não só para Natal, mas também para Fortaleza e para a Bahia.

O texto afirma que “o governo Lula abriu as portas ao investimento imobiliário”, mas alguns projetos de investimento têm tido que esperar até um ano pela concessão de licenças ambientais.

Os atrativos do mercado imobiliário brasileiro também são tema de reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal britânico "The Daily Mail", que diz que “assim como os banhistas da praia de Copacabana, o mercado imobiliário brasileiro está fervendo”.

“A melhoria da infra-estrutura ajudou. Muitos aeroportos foram ampliados, há 200 vôos por semana entre a Europa e o Brasil e, com preços a partir de 220 libras (cerca de R$ 920), o país está tão acessível quanto a Flórida ou o Caribe”, diz a reportagem. “Os números falam por si mesmos: no ano passado, o Brasil recebeu 21 milhões de turistas estrangeiros, 20% mais do que em 2005.”

Segundo o jornal, a costa ao norte de Salvador vem atraindo as atenções dos investidores britânicos. “A área não é somente o destino preferido pelos brasileiros endinheirados nas férias, mas também abriga um novo aeroporto internacional, três campos de golfe de padrão internacional e um paraíso para os praticantes de esportes aquáticos”, diz a reportagem.

“Santuários naturais protegidos, praias de areia branca e o clima tropical também promoveram o ímpeto para um alvoroço por investimentos em terrenos de baixo custo”, diz o texto, citando imobiliárias britânicas que estão vendendo terrenos no Nordeste brasileiro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre turismo no nordeste
  • Leia o que já foi publicado sobre mercado imobiliário
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nordeste
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página