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12/01/2007
-
17h09
da BBC Brasil, em Roma
Cientistas italianos da Universidade de Bologna, na Itália, remodelaram a face do famoso escritor italiano Dante Alighieri.
O resultado talvez não seja o mais belo do mundo, mas certamente é melhor do que as imagens igualmente famosas do escritor, como a pintada pelo também italiano Sandro Botticelli.
Veja fotos do trabalho dos cientistas
Os pesquisadores que trabalharam no projeto crêem que o modelo seja o mais próximo possível de como o poeta foi realmente.
Como base, eles usaram restos mortais que estavam na sua tumba, que fica na cidade de Ravenna.
Surpresas
O resultado final surpreendeu alguns dos estudiosos da vida de Dante. Eles sempre imaginaram o escritor como tendo um nariz mais longo e aquilíneo, mas o modelo da universidade bolonhesa tem um nariz achatado, como se tivesse levado uma pancada.
“Todos nós tínhamos imagens de Dante em nossa imaginação”, disse o professor Giorgio Gruppioni, o antropólogo responsável pelo projeto. “Mas se acertamos aqui, ele era bem diferente do que se supunha”.
A idéia que se fazia do pintor era basicamente a que vinha dos vários retratos clássicos que existem dele. Gruppioni disse que a maioria desses retratos tinham sido feitos por artistas da Renascença depois de sua morte.
Esses retratos são o que Gruppioni chama de “imagens psicológicas” – impressões que os artistas tinham de Dante com base no que tinham lido sobre ele.
Uma série de máscaras mortuárias de Dante também existe, mas acredita-se que elas tenham igualmente sido feitas depois de sua morte.
“Nenhuma face humana poderia ter sido origem para mais de 30 máscaras mortuárias diferentes”, explica o professor.
Superposição
Dante Alighieri morreu em 1321, logo depois de ter concluído Paraíso, o último livro da Divina Comédia.
Para chegar ao modelo, os cientistas sobrepuseram o crânio de Dante a um retrato de Botticelli.
A face teve como modelo as medidas tiradas do crânio do escritor quando a sua cripta foi aberta em 1920. Supõe-se que tais medidas estejam corretas, mas o maxilar estava faltando e teve de ser moldado para encaixar no crânio.
Uma vez completado esse trabalho, artistas começaram a aplicar o tecido sintético sobre o molde. Além de computação gráfica, o grupo usou técnicas forenses para simular os músculos e carne com gesso, plástico e outros materiais.
Gruppioni admite que detalhes superficiais da face, como rugas e a expressão ao redor dos olhos são levemente especulativos. Contudo, ele está confiante que o formato da cabeça, a proporção dos olhos, nariz e boca são bastante fiéis.
“É o mais perto que podíamos chegar”, disse Gruppioni. “Colocamos somente a forma nos moldes, sem expressão”.
“Quando acabamos, ele parecia bastante comum, como o vizinho do lado. Pensei que isso pudesse causar algum escândalo, mas a maioria das pessoas tem uma imagem mais humana dele mesmo”, afirmou.
Dante Alighieri era um poeta da cidade de Florença, na Itália. Sua principal obra, a Divina Comédia, é considerada uma das maiores obras literárias de todos os tempos.
Cientistas italianos recriam face de Dante Alighieri
CHRISTIAN FRASERda BBC Brasil, em Roma
Cientistas italianos da Universidade de Bologna, na Itália, remodelaram a face do famoso escritor italiano Dante Alighieri.
O resultado talvez não seja o mais belo do mundo, mas certamente é melhor do que as imagens igualmente famosas do escritor, como a pintada pelo também italiano Sandro Botticelli.
Veja fotos do trabalho dos cientistas
Os pesquisadores que trabalharam no projeto crêem que o modelo seja o mais próximo possível de como o poeta foi realmente.
Como base, eles usaram restos mortais que estavam na sua tumba, que fica na cidade de Ravenna.
Surpresas
O resultado final surpreendeu alguns dos estudiosos da vida de Dante. Eles sempre imaginaram o escritor como tendo um nariz mais longo e aquilíneo, mas o modelo da universidade bolonhesa tem um nariz achatado, como se tivesse levado uma pancada.
“Todos nós tínhamos imagens de Dante em nossa imaginação”, disse o professor Giorgio Gruppioni, o antropólogo responsável pelo projeto. “Mas se acertamos aqui, ele era bem diferente do que se supunha”.
A idéia que se fazia do pintor era basicamente a que vinha dos vários retratos clássicos que existem dele. Gruppioni disse que a maioria desses retratos tinham sido feitos por artistas da Renascença depois de sua morte.
Esses retratos são o que Gruppioni chama de “imagens psicológicas” – impressões que os artistas tinham de Dante com base no que tinham lido sobre ele.
Uma série de máscaras mortuárias de Dante também existe, mas acredita-se que elas tenham igualmente sido feitas depois de sua morte.
“Nenhuma face humana poderia ter sido origem para mais de 30 máscaras mortuárias diferentes”, explica o professor.
Superposição
Dante Alighieri morreu em 1321, logo depois de ter concluído Paraíso, o último livro da Divina Comédia.
Para chegar ao modelo, os cientistas sobrepuseram o crânio de Dante a um retrato de Botticelli.
A face teve como modelo as medidas tiradas do crânio do escritor quando a sua cripta foi aberta em 1920. Supõe-se que tais medidas estejam corretas, mas o maxilar estava faltando e teve de ser moldado para encaixar no crânio.
Uma vez completado esse trabalho, artistas começaram a aplicar o tecido sintético sobre o molde. Além de computação gráfica, o grupo usou técnicas forenses para simular os músculos e carne com gesso, plástico e outros materiais.
Gruppioni admite que detalhes superficiais da face, como rugas e a expressão ao redor dos olhos são levemente especulativos. Contudo, ele está confiante que o formato da cabeça, a proporção dos olhos, nariz e boca são bastante fiéis.
“É o mais perto que podíamos chegar”, disse Gruppioni. “Colocamos somente a forma nos moldes, sem expressão”.
“Quando acabamos, ele parecia bastante comum, como o vizinho do lado. Pensei que isso pudesse causar algum escândalo, mas a maioria das pessoas tem uma imagem mais humana dele mesmo”, afirmou.
Dante Alighieri era um poeta da cidade de Florença, na Itália. Sua principal obra, a Divina Comédia, é considerada uma das maiores obras literárias de todos os tempos.
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