Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2007 - 16h24

Tony Blair entra na polêmica do 'Big Brother' britânico

da BBC Brasil

A polêmica sobre preconceito racial numa versão do programa de TV Big Brother na Grã-Bretanha acabou sendo assunto do premiê britânico, Tony Blair, durante debate na Câmara dos Comuns nesta quarta-feira.

Um órgão regulador da TV da Grã-Bretanha e uma emissora receberam milhares de reclamações de telespectadores depois que participantes do programa, uma espécie de Casa dos Artistas, fizeram afirmações consideradas preconceituosas contra uma concorrente de origem indiana.

Três participantes do Celebrity Big Brother (“Big Brother de Celebridades”, em tradução livre) já foram vistas ridicularizando o sotaque carregado da atriz Shilpa Shetty, uma estrela do cinema indiano com quem dividem a casa.

Blair disse aos parlamentares que ele não poderia comentar o ocorrido por não ter visto o programa, mas que o “racismo tem de ser combatido de todas as formas”.

O primeiro-ministro estava respondendo a uma questão do parlamentar Keith Vaz, que disse que “as emissoras precisam tomar grande cuidado antes deles publicarem tamanhos preconceitos para milhões de pessoas pelo país”.

Manifestação

Durante sua visita à Índia, o ministro das finanças, Gordon Brown – tido como provável sucessor de Blair –, disse que tinha ficado sabendo da enorme quantidade de reclamações feitas a respeito do problema.

“Eu quero uma Grã-Bretanha que seja vista como um país de justiça e tolerância. Condeno qualquer coisa que vá contra isso”, afirmou Brown.

O governo da Índia está aguardando um relatório sobre o programa e a evolução do caso pode levar a um caso diplomático com a Grã-Bretanha.

O vice-ministro indiano para Relações Exteriores, Anand Sharma, disse que “o governo tomará as medidas necessárias uma vez que tenha todos os detalhes. Racismo não pode ter vez em uma sociedade civilizada”.

O repórter da BBC Nick Robinson, que acompanha a visita de Brown à Índia, disse que o incidente está denegrindo a imagem da Grã-Bretanha no país.

A história saiu nas manchetes de vários jornais indianos desta quarta-feira, enquanto fãs da atriz Shilpa Shetty fizeram uma manifestação na cidade de Patna, no leste da Índia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página